quinta-feira, 16 de abril de 2020

Carla Pires lança quarto álbum - Cartografado



Cartografado é o quarto álbum de estúdio de Carla Pires, que se segue a “Aqui” (Ocarina 2016), "Rota das Paixões" (Ocarina / World Village 2012) e  “Ilha do Meu Fado” (Ocarina 2005). Disponível, por agora, apenas nas plataformas digitais, onde já integrou 2 TOP's ( #68 no Top 300 - Deezer/Turquia e #48 no Top 200 - iTunes/ Holanda), será lançado fisicamente logo que as condições o permitam.

Cartografado contou com a direcção artística de Amélia Muge, a produção e arranjos musicais de André M. Santos e a edição da Ocarina Music.

A modernidade da música portuguesa de raízes múltiplas, cosmopolitas mas também rurais, nacionais, mas também viajantes, passa por aqui. Por locais de paragem e de conversa inesperados onde quem escuta é desafiado a entrar num outro tempo e num outro contacto com as andanças do fado pelos caminhos do mundo, por  sonoridades raianas, bulerias de flamenco ou nas voltas do vira, virando o sentido dos fados sem virar o sentir fadista. O desconcerto de uma perda amorosa,  o ajuste de contas com a vida e com o destino, os encontros nas paisagens do silêncio e da solidão,  a partida, a aventura, a sorte, a saudade mas também o regresso e a festa  passam por aqui. Por pontos que nos chegam ao fundo do riso e do choro e que a riqueza emocional da voz de Carla Pires une, traçando as linhas de Cartografado .

Dos 14 temas do alinhamento, 11 são originais com letras de Amélia Muge, Tiago Torres da Silva, Manuela de Freitas, Maria do Rosário Pedreira, Carla Pires, André M. Santos e Joaquim Balas e  composições de Amélia Muge, André M. Santos, Francis Hime, Ivan Lins, Joaquim Balas, Michales Loukovikas e Samuel Quedas