terça-feira, 28 de abril de 2020

Um homem à procura da sua própria história


Sementes Mágicas dá seguimento a Metade da Vida. Dois romances do vencedor do Prémio Nobel de Literatura, V. S. Naipaul, que acompanham a vida e as angústias de Willie Chandran, um homem de identidade incerta que, apesar dos seus quarenta e cinco anos, não deixa de sentir-se fora da sua própria história. Traduzido por Maria João Lourenço, Sementes Mágicas já se encontra nas livrarias.

Willie Chandran tem atrás de si uma vida errante: saiu da Índia, onde nasceu, viveu em Londres, Berlim e num país africano de língua portuguesa, provavelmente Moçambique. A meio da vida, instigado pela irmã – e em consequência da sua própria lassitude –, regressa à Índia e resolve juntar-se a um grupo revolucionário clandestino. Mas, mais uma vez, como acontecera no passado, Chandran sente-se fora da sua própria história.

Quando volta ao Reino Unido, onde a sua demanda começara trinta anos antes, encontra um país que virou costas ao seu passado e que, como ele, está deslocado da sua própria história. Porém, num momento de grotesca revelação, chega ao entendimento daquilo que poderá, finalmente, libertar o seu verdadeiro eu.   

Sobre o Autor
V. S. Naipaul nasceu nas Caraíbas (em Trindade), em 1932, no seio de uma família de origem indiana. Em 1950, foi estudar para Inglaterra com uma bolsa. Após os primeiros quatro anos na Universidade de Oxford, começou a escrever, atividade a que se dedicou ininterruptamente até à sua morte. Entre o romance e o ensaio, Naipaul escreveu mais de uma vintena de livros, entre os quais o extraordinário conjunto que a Quetzal tem vindo a publicar. Em 1971, V. S. Naipaul foi galardoado com o Booker Prize, e, em 2001, com o Prémio Nobel da Literatura. V. S. Naipaul faleceu em Agosto de 2018.