sexta-feira, 24 de abril de 2020

«Narrativas dos Livros de Linhagens», de José Mattoso



Narrativas dos Livros de Linhagens, de José Mattoso, de 1983, volta a estar disponível nas livrarias
depois de vários anos esgotado.

História e fantasia combinam-se nos trechos narrativos inseridos nos livros de linhagens medievais, que celebravam feitos memoráveis, quer para os descendentes de heróis quer para a classe nobre em geral.

Estes trechos narrativos consistem em contos, anedotas baseadas em episódios burlescos, “exemplos”, “memórias”, crenças míticas ou acontecimentos dramáticos e contêm tanto ações de sentido positivo, como de sentido negativo. Representam não só o ponto de vista do narrador que desejava exaltar os feitos dos seus antepassados, mas pretendiam também identificar membros de linhagens rivais.

Uma obra indispensável para quem quer conhecer melhor os aspectos da História de Portugal, pela mão do maior historiador português dos nossos tempos.

Sinopse:
As narrativas dos livros de linhagens, agrupadas neste livro pela origem geográfica das tradições familiares que representam – castelhanas, galegas e portuguesas –, são simples narrativas, trechos curtos transmitidos juntamente com outras tradições familiares. Podendo revestir a forma de contos (como na Dama do «Pé de Cabra»), de anedotas baseadas em episódios burlescos (como o duelo de Simão Curutelo), de «exemplos» (como o do alcaide de Celorico), de «memórias» (como as dos combates de Martim Sanches e do conde de Barcelos), de crenças míticas (como as da origem dos Velosos) ou de acontecimentos dramáticos (como o de Fernão Rodrigues de Castro), representam não só o ponto de vista do narrador que desejava exaltar os feitos dos seus antepassados, mas pretendiam também identificar membros de linhagens rivais. 

PVP: € 15,50