sexta-feira, 17 de abril de 2020

“Somos família” – Campanha promovida pelo Centro Comunitário de Inserção


Diariamente, são inúmeros os pedidos de ajuda chegam à Cáritas Diocesana de Coimbra. São pedidos de auxílio de famílias em situação de carência económica e social, com dificuldades em colmatar as suas necessidades básicas. A situação pandémica COVID-19 que se vive no país e no mundo veio agravar ainda mais estas dificuldades, havendo mesmo famílias a passar fome.

Consciente desta situação, a Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Comunitário de Inserção (CCI), em funcionamento na Baixa de Coimbra, lança o projeto Somos Família. O objetivo é apelar à Sociedade Civil que “adote” uma família.

O que se pretende?
Cada pessoa ou família que escolher uma família carenciada, deve reunir um cabaz com bens essenciais e produtos de primeira necessidade que o CCI lhe fará chegar.

Como adotar uma família?
Para já existem 20 famílias assinaladas pelas técnicas do Centro Comunitário, que englobam 51 pessoas, adultos e crianças. Entrando em contacto com o Centro Comunitário de Inserção através do telefone 239855840 ou email ccinsercao@caritascoimbra.pt pode fazer a sua inscrição e receberá informação sobre os agregados familiares que precisam de ser apoiados e qual a sua tipologia para que possam escolher uma família para adotar.

Como entregar o cabaz?
Mensalmente a família adotiva ou pessoa que adotar uma família, poderá reunir os bens para o cabaz e fazê-los chegar ao Centro Comunitário de Inserção na Rua Direita, 101, na Baixa de Coimbra. Outra opção será combinar um local e agendar a recolha dos produtos com as técnicas do equipamento.

Confiante na sensibilidade e solidariedade demonstrada pela comunidade nestes tempos, em que se enfrenta uma pandemia sem precedentes conhecidos por esta sociedade, a Cáritas de Coimbra apela à Sociedade Civil que apoie esta campanha e permita dar algum conforto a famílias em situação de extrema vulnerabilidade.