quarta-feira, 29 de abril de 2020

O Incrível Sistema Imunitário, de Daniel M. Davis



A Ideias de Ler publica O Incrível Sistema Imunitário, de Daniel M. Davis, professor de Imunologia na Universidade de Manchester e conceituado investigador científico nesta área de conhecimento.

"Se há um aspecto do corpo humano que também ganhou protagonismo nesta crise foi o nosso sistema imunitário", refere o autor numa nota exclusiva para a edição portuguesa, escrita já durante a pandemia da COVID-19. Mas o que é, verdadeiramente, o sistema imunitário? Com a fluidez de um bom romance, este conceituado imunologista apresenta as histórias de como têm sido resolvidos os enigmas sobre o funcionamento das nossas defesas, dedicadas a proteger-nos das mais letais ameaças: vírus, bactérias e também de doenças como o cancro ou a diabetes.

Esta é uma obra essencial para ajudar a responder a perguntas que são colocadas frequentemente: porque é que o sistema imunitário de um idoso é menos eficaz contra um novo vírus? Em que medida é que estados de doença o afectam? E o que é que cada um de nós pode fazer para fortalecer o sistema imunitário?

Sem esquecer de questionar o que ainda não sabemos sobre o sistema imunitário e de demonstrar as razões pelas quais o considera como uma das mais prementes fronteiras da ciência a cruzar neste século – como, aliás, tem vindo a ser demonstrado pela pandemia da doença COVID-19 – Daniel M. Davis escreve uma obra essencial que ajuda a perceber esta maravilha da evolução humana e de como esta se adapta para garantir a nossa sobrevivência.

O Incrível Sistema Imunitário foi finalista da edição de 2018 do Royal Society Science Book Prize e foi também considerado como um dos melhores livros desse ano pelo The Times, The Telegraph e New Scientist.


Sinopse
O nosso sistema imunitário é uma das grandes maravilhas da Natureza e contém a chave para a nossa sobrevivência.
A pandemia da COVID-19 veio levantar inúmeras questões: porque é que o sistema imunitário de um idoso é menos eficaz contra um novo vírus? Em que medida é que estados de doença afectam o sistema imunitário? E o que é que cada um de nós pode fazer para fortalecer a sua imunidade? Em O Incrível Sistema Imunitário, Daniel M. Davis explica o que os cientistas já sabem para responder a estas perguntas.
O conceituado imunologista relata a história extraordinária dos enigmas resolvidos, das vidas que se perderam e também das que foram salvas para chegarmos ao que hoje sabemos sobre o nosso sistema imunitário: como é afectado pelo stress, pelo sono e pela idade, e a importância que tem no combate a doenças como o cancro, a diabetes ou a artrite, e na luta contra bactérias e vírus desconhecidos.