quarta-feira, 22 de abril de 2020

Histórias de Embalar para Gestores


Não se deixe enganar pelo nome, o novo livro de Henry Mintzberg não é para adormecer, mas sim para despertar. Nem é uma compilação de fábulas, mas sim um conjunto de ensaios que compartilham muitas das suas experiências pessoais e reflexões de mais de meio século a estudar administração e organizações. É um guia para trazer os gestores – seja de equipas, de projetos ou de empresas inteiras – para o século XXI, para os ensinar a «gerir com alma, organizar como uma vaca e cultivar estratégias como ervas daninhas».

No livro, Henry Mintzberg aborda a ideia de gestão através de uma lente metafórica que lembra as Fábulas de Esopo… mas com um toque corporativo. O autor quer que os gestores saiam do alto dos seus castelos e vejam o que está a acontecer com os seus reinos. É um ataque à liderança desconectada, escrito com uma perspicácia incisiva e muito humor. Aborda os principais problemas com que os gerentes se deparam atualmente – relacionados com o local de trabalho, o mercado e também a situação laboral precária em que nos encontramos hoje enquanto sociedade –, questiona convenções tidas como certas e desconstrói muitos dos mitos da cultura empresarial, mostrando-nos que quando tiramos a desordem da sabedoria tradicional que pulula no meio empresarial, o que resta é um pensamento mais claro, sóbrio e com soluções simples.

Histórias de Embalar para Gestores é um livro que quer mudar a forma como os gestores trabalham e veem o mundo, para que se tornem líderes realmente comprometidos com o sucesso e a eficácia das suas empresas. Um livro que reúne opiniões pouco ortodoxas, palpites, ideias, trocadilhos, anedotas, parábolas e paradoxos para o fazer rir e pensar sobre o que significa ser gestor nos dias de hoje. Um livro divertido mas que transmite uma mensagem séria.

Sinopse
«Sempre que me deparo com um serviço ao cliente imprestável ou com um produto mal concebido, interrogo-me se a direção dessa empresa estará mais preocupada em gerir o negócio ou em ler relatórios financeiros.» Este livro não é para adormecer: é para despertar. Quantas vezes não nos limitamos, enquanto gestores – seja de equipas, de projetos ou de empresas inteiras – a fazer o que o uso consagrou, a seguir exemplos do passado, ou a apagar fogos consecutivos? A gestão, se quiser ter um futuro, não pode dar-se ao luxo de ser assim; a gestão, se tiver futuro, terá de ser de liderança. As parábolas, anedotas e histórias reunidas neste volume pelo consagrado gestor e autor Henry Mintzberg destinamse precisamente a fazer despertar os gestores dos nossos dias, para se tornarem líderes realmente comprometidos com o sucesso e eficácia das suas empresas. 

Sobre o Autor
Henry Mintzberg é um dos investigadores e autores de maior renome na área da Gestão nos nossos dias. Detém a cátedra Cleghorn de Gestão na Universidade McGill, em Montréal, e é professor convidado da INSEAD em paris e da London School of Economics. É autor de mais de vinte livros e fundador de vários projetos de intercâmbio académico para gestores. A sua obra foi premiada diversas vezes pela Harvard Business Review e é doutor honoris causa de mais de vinte universidades de todo o mundo.