quinta-feira, 23 de abril de 2020

Taekwondo: O Caminho dos Pés e das Mãos, de José Romano



Originalmente concebido com o propósito de treino militar das Forças Armadas da Coreia, o Taekwondo constitui uma ferramenta útil e poderosa para o Desenvolvimento Pessoal de cada indivíduo, para a Educação das nossas crianças e jovens, mas também para a gestão de recursos humanos e estratégias empresariais ou políticas, ao nível das organizações e do estado.

E os princípios do Taekwondo são tão eclécticos quanto José Romano, autor de Taekwondo: O Caminho dos Pés e das Mãos. Licenciado em Arquitectura; Mestre em Construção; Doutorado em Ciência Política (foi director de campanha do Dr. Sampaio da Nóvoa); presidente da Federação de Taekwondo; medalhado em provas nacionais e internacionais como atleta, treinador e seleccionador nacional; cinto negro, Mestre (5.o dan WT).

Com este livro repleto de histórias, José Romano demonstra de que forma o Taekwondo funciona como um sistema operativo. Na escola, na vida social ou nos negócios, a identidade do praticante é comum. Age, reage e comporta-se de um mesmo modo.

Quais são então os benefícios do Taekwondo e qual o paralelismo possível com áreas tão díspares como a Educação ou a Política? A prática do taekwondo fortalece, em simultâneo, as competências físicas, emocionais e sociais. Ao mesmo tempo que o praticante desenvolve a coordenação motora, o que lhe permite defender-se com maior facilidade, também trabalha a capacidade de gestão emocional, desenvolvendo técnicas que permitem ser mestre das suas emoções e reacções, e ainda mecanismos de cooperação com o grupo, crescendo com naturalidade em contacto e interacção com os demais.

Pvp: 15,49€