terça-feira, 28 de abril de 2020

Crónica Saúde - Joana Franco



Esta semana continuaremos a falar acerca do COVID 19, mais especificamente do que a quarentena a ele associado vai implicar e está a implicar. 
A quarentena e o isolamento são medidas de afastamento social essenciais nalgumas situações excepcionais, como a pandemia actual por COVID-19 (novo coronavírus) que estamos a vivenciar. Estas medidas pretendem proteger a população ao promover a quebra de transmissão entre indivíduos. A principal diferença entre os termos tem a ver com o estado de doença do indivíduo que se quer em afastamento social - neste sentido, Quarentena é o termo utilizado para pessoas supostamente saudáveis, sem sintomas, mas que podem ter estado em contacto com um doente com infecção confirmada. Isolamento é o termo usado para a separação de uma pessoa doente de pessoas saudáveis, para evitar o contágio destas últimas.

Quais são os principais cuidados a ter durante o período de quarentena ou de isolamento? 
1. Permanecer em casa:
Este é um dos pontos mais importantes. Não deve sair de casa a não ser que seja absolutamente necessário (se precisar de ir trabalhar, ao supermercado, à farmácia ou cuidar de alguém que precise, a título de exemplo). 

2. Separação dos outros:
Mesmo a partilhar os espaços comuns com outras pessoas que vivam em casa consigo, deve evitar contacto social. Idealmente, deve ser mantida a distância de 1 metro entre indivíduos.
No caso de um indivíduo se encontrar a cumprir isolamento, este deve manter-se idealmente confinado a uma divisão da casa. Se possível (e se as condições da habitação o permitirem), este deve também usar apenas uma das casas-de-banho. Caso exista apenas uma casa-de-banho na habitação partilhada entre vários indivíduos, deve proceder-se à limpeza e desinfecção da mesma após cada utilização.

3. Não faça visitas:
Não convide pessoas para sua casa e evite ir a casa de outras pessoas, mesmo que se trate de uma ocasião especial. Privilegie o contacto telefónico e através das redes sociais.

4. Não partilhe objectos pessoais: 
Exemplos são: pratos, copos, talheres, outros utensílios de cozinha, lençóis e toalhas. Todos estes objectos devem ser lavados a altas temperaturas após utilização para diminuição do risco de contágio.

5. Lave as mãos regularmente:
Deve lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos segundo as instruções dos profissionais de saúde. Faça-o antes e após as refeições e sempre que espirrar ou tossir.
De frisar que após uma boa lavagem das mãos não é necessário colocar desinfectante. Este deve ser utilizado apenas quando não é possível lavar as mãos com água e sabão, situação que não ocorrerá em casa.
Partilho em seguida uma imagem que mostra como se deve efectuar o correto procedimento da lavagem das mãos, para qualquer pessoa, de forma a ser o mais eficaz possível.




6. Etiqueta Respiratória:
Ao espirrar ou tossir, deve sempre tapar o nariz e a boca com um lenço de papel; após utilização, deite o lenço no lixo e lave as suas mãos logo a seguir. Caso não seja possível, faça-o para a dobra do cotovelo e não para as suas mãos.

7. Máscara apenas se necessário:
A máscara está recomendada especialmente aos indivíduos que se encontram de isolamento, quando se encontram com outras pessoas. Esta medida serve essencialmente para proteger os outros, não estando assegurada a eficácia das máscaras na prevenção de infecção por parte do utilizador das mesmas.
No entanto, o mais importante é manter-se confinado a uma divisão da casa caso se encontre neste grupo de indivíduos.

 8. Cuidado com Resíduos:
Coloque os resíduos produzidos pelo indivíduo em isolamento num saco de plástico diferente. Não o encha até mais que  2/3 e feche-o bem, para que os resíduos não entrem em contacto com outros materiais. Deite-o fora logo em seguida.

9. Monitorize sintomas:
Durante o período de quarentena ou isolamento deve estar atento ao surgimento ou agravamento de sintomas sugestivos de infecção respiratória viral como tosse, estornutos (espirros), rinorreia, dor de garganta, calafrios e dores musculares. Deve ainda medir a temperatura com um termómetro duas vezes ao dia para verificar a existência de febre (temperatura axilar acima dos 37.5ºC; temperatura timpânica acima de 37.7ºC).
Caso surjam sintomas ou estes se agravem enquanto se encontra de quarentena, deve contactar a Linha de Saúde 24; se estiver sob isolamento, deve contactar o Delegado de Saúde Local responsável pela sua vigilância activa.

10. Ligue ao médico:
Caso tenha dúvidas, não se desloque ao Centro de Saúde nem a um Serviço de Urgência. Procure primeiro contactar o seu médico assistente para informações. Se tal não for possível, contacte a Linha de Saúde 24 através do número 808 24 24 24. Lembre-se de que deve evitar contacto com o maior número possível de pessoas. Apenas contacte alguém quando estritamente necessário.

11. Use as redes sociais de forma responsável:
Alguns profissionais de saúde têm-se disponibilizado, nas redes sociais, a esclarecer dúvidas e a partilhar informações baseadas nas recomendações oficiais das organizações de saúde a nível nacional e mundial e em evidência científica actualizada. Além disto, existem as páginas de facebook e instagram oficiais da Direcção Geral da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Ordem dos Psicólogos que têm informação actualizada e útil. Privilegie estas plataformas, em detrimento de grupos onde é veiculada informação não científica e que por vezes serve apenas para gerar o pânico.
Independentemente das próximas medidas que o Governo venha a aprovar, lembre-se sempre de que as medidas supra citadas são sempre para cumprir e manter. Por si e por todos!

Cuide da sua saúde e da saúde dos outros. Sempre e ainda mais agora!!
Até para a semana.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.