segunda-feira, 20 de abril de 2020

Thilo Krasmann: uma playlist de João Carlos Callixto


A 16 de Abril de 1933 nascia em Bremen, Alemanha, uma das figuras incontornáveis da música portuguesa do século XX e uma das mais queridas também, não só entre amigos e família, como entre colegas e colaboradores profissionais da Música e do Audiovisual.

O espírito empreendedor e inovador de Thilo Krasmann revolucionou o meio artístico português. Em 1962 fundou o Thilo's Combo e o grupo assina contrato com a Valentim de Carvalho. Acompanhou, com o Thilo's Combo, artistas tão diversos como Simone de Oliveira, Mara Abrantes, Max, Duo Ouro Negro, António Calvário, entre outros tantos.  Compôs e dirigiu para Revista. Orquestrou e dirigiu alguns dos maiores sucessos da música portuguesa dos anos 60 e 70 como 'Começar de novo', de Simone de Oliveira, fê-lo inclusivamente nos palcos dos Festivais da Canção e da Eurovisão.

Para assinalar esta data, a Valentim de Carvalho convidou João Carlos Callixto a preparar uma playlist para celebrar e dar a conhecer aquele que Raul Solnado intitulou de 'pai da música portuguesa nova'.

Clique na imagem para abrir a playlist