Quem sabe quanto ganha? Uma pessoa? Duas? Talvez ninguém, para além de si, do responsável dos Recursos Humanos da sua empresa e do seu gestor de conta. Alguma vez falou abertamente com alguém sobre dinheiro? Sobre as suas dívidas, o seu ordenado, os seus sonhos, as suas angústias?
O dinheiro desempenha um papel enorme nas nossas vidas – amizades, ambições e saúde mental, por exemplo – mas muitas vezes parece-nos que é um assunto tabu. Vamos Falar de Dinheiro, é um livro franco, caloroso e oportuno que desestigmatiza a forma como conversamos, pensamos e sentimos o dinheiro.
Afinal, se é aquilo que faz o mundo girar, porque é que nos custa tanto conversar sobre ele? Porque é que muitas vezes parece ser o elefante na sala, se falamos sobre tudo com os amigos e família? «A vergonha parece estar intrinsecamente ligada ao dinheiro. Mas a vergonha é uma emoção que abrigamos em segredo, pelo que, se fôssemos mais abertos acerca do dinheiro, talvez ela não se propagasse tanto». Alex Holder quer acabar com o estigma de falar sobre dinheiro, pois acredita que a transparência neste assunto pode ser o primeiro passo para lidar com questões monetárias maiores, como a disparidade salarial entre os sexos e a desigualdade económica. Acredita também que assumir o controlo do dinheiro vai ser uma nova tendência para a saúde mental, pois a saúde financeira está intimamente ligada à saúde mental. «É em conversas de um para um com amigos ou familiares que tratamos da maioria dos assuntos da vida. Falar é saudável e libertador. É como partilhamos histórias e nos educamos uns aos outros.»
Vamos Falar de Dinheiro é um livro honesto sobre a importância da honestidade nas conversas sobre dinheiro.
Fala sobre os diversos aspectos da vida moderna e como ser sincero (e sensível) sobre o impacto que o dinheiro tem – em amizades, relacionamentos amorosos, no local de trabalho e na sociedade em geral. Não é um guia sobre como resolver a sua vida financeira, mas uma mistura envolvente de histórias pessoais, entrevistas com especialistas na área e uma série de estudos que o vão deixar mais capacitado para iniciar as suas próprias discussões sobre dinheiro e que o vão ajudar a perceber que o dinheiro é apenas uma ferramenta, que não deve ter medo dele, ou de falar sobre ele. Pelo contrário. Conversar sobre o dinheiro, sobre quanto ganhamos ou sobre quanto devemos, é algo libertador, que nos pode ajudar a tomar melhores decisões sobre os nossos investimentos e que pode inclusive ajudar a acabar com as desigualdades salariais.
Sinopse
O dinheiro desempenha um papel importante nas nossas amizades, relacionamentos amorosos, vida profissional e até na nossa saúde mental. Contudo, a forma como fomos educados ou algum pudor pessoal impedem-nos muitas vezes de falar deste assunto crucial.
Este livro franco, empático e pragmático, liberta-nos do estigma de falarmos sobre dinheiro – o nosso e o dos outros – e está recheado de conversas da vida real sobre como o ganhamos, gastamos e poupamos. Desde dizer que não a uma despedida de solteira(o) esbanjadora, ser honesto(a) com a sua cara-metade sobre as suas dívidas (ou as dela), dividir a renda consoante o que cada um ganha, planear uma carreira como freelancer e descobrir o seu verdadeiro valor, as respostas estão todas aqui. Falar (mais e melhor) sobre dinheiro vai mudar a sua vida.
«Não é minha intenção encorajar o leitor a falar de dinheiro por o dinheiro ser a única coisa que importa; digo para falar de dinheiro, porque, ao torná-lo inominável, permitimos-lhe que cresça e se torne um monstro maior do que realmente é. Nós não somos o nosso salário, o nosso último aumento salarial, a nossa dívida, ou o destino de férias que conseguimos pagar. Esses números não são tão constrangedores que não devam nunca ser conhecidos por ninguém, e, à semelhança da idade de uma mulher ou do peso de alguém, ao proteger os números tornamo-los mais constrangedores.
Escondermo-nos do dinheiro deixou de ser uma opção. Espero que se sinta preparado para pôr o dinheiro ao seu serviço.»
