Saído de "uma mesa da velha Brasileira", O Crespos, a mais recente obra de Adolfo Luxúria Canibal, já chegou às livrarias de todo o país, pela Porto Editora.
O Crespos é uma frontal metáfora sobre a solidão e a indiferença. Com o desassombro e a mordacidade que caracterizam a obra de Adolfo Luxúria Canibal, este é o retrato de um homem que passa uma vida na mesma mesa de café a observar a cidade que lhe passa diante do rosto e todas as mudanças que o tempo traz. Numa edição em grande formato, ilustrada por José Carlos Costa, cúmplice habitual dos Mão Morta, o leitor é convidado a partilhar a mesa com Crespos e questionar a vivência contemporânea e a voracidade do quotidiano.
Depois de No rasto dos duendes eléctricos, a sua poesia completa, este é o segundo título de Adolfo Luxúria Canibal a chegar às livrarias com o selo da Porto Editora.
Sinopse
Há exactamente trinta e quatro anos, seis meses e sete dias que todas as tardes, entre as catorze e as quinze horas, o Crespos se senta na mesma cadeira à mesma mesa da velha Brasileira. Até que, certo dia, algo muda, e a vida na cidade nunca mais será a mesma...
O Crespos é uma oportuna reflexão sobre a invisibilidade e a solidão na sociedade contemporânea, respondendo com o desassombro característico de Adolfo Luxúria Canibal a uma questão premente: o que fica de nós, quando já cá não estivermos?
Sobre o Autor
Adolfo Morais de Macedo é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi advogado e é consultor jurídico. Fundador do grupo de rock Mão Morta, de que é vocalista e letrista, criou espetáculos de spoken word, em nome próprio ou como Estilhaços, e integrou o coletivo de música eletrónica Mécanosphère, tendo mais de três dezenas de discos editados, e outros tantos como convidado de artistas nacionais e estrangeiros, na qualidade de vocalista ou letrista. Dinamizou espetáculos de comunidade, como os musicais Então Ficamos… ou Chão, e concebeu performances várias, com destaque para a neuro-áudio-visual Câmara Neuronal, realizada a partir dos sinais elétricos emitidos pelo cérebro, ou a da instalação The Wall of Pleasure, inaugurada na Rooster Gallery em Nova Iorque. Participou como ator na série para televisão O Dragão de Fumo e em algumas curtas-metragens ou em peças de teatro como Eis o Homem!, da companhia Mundo Razoável. Concebeu ainda com João Onofre o filme de videoarte S/título, para o festival Curtas de Vila do Conde, e com Inês Jacques o espetáculo de dança No Fim Era o Frio, para o festival Guidance. Publicou, entre outros, os livros Rock & Roll, Estilhaços, Todas as Ruas do Mundo, Garatujos do Minho e o livro-objeto Desenho Diacrónico, com Fernando Lemos. Em 2020, publicou No rasto dos duendes eléctricos (1978-2018), na coleção elogio da sombra, coordenada por Valter Hugo Mãe e publicada pela Porto Editora.