quinta-feira, 31 de março de 2022

Manual para descomplicar o cancro



A Marcador (Grupo Editorial Presença) lança a 6 de abril o «Manual para descomplicar o cancro» de Marine Antunes. 

O livro conta com a participação de três oncologistas: Diogo Branco, Joana Augusto e Joana Febra. 
Conta ainda com o contributo da enfermeira oncologista Sara Torcato, de Andreia Costa, sobrevivente oncológica e enfermeira, da psicoterapeuta Tânia Costa, da nutricionista Magda Roma e de Catarina Pazes, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Descomplica é essa a missão deste livro. Roubar sorrisos ou até gargalhadas é um objetivo também. E é por isso que ao longo destas páginas são apresentados diferentes e distintos profissionais de saúde da área da oncologia. E tornar mais fácil não significa ser leviano e muito menos desinteressado.

Se o cancro é uma doença tão dura, não devemos pelo menos tentar que a informação seja comunicada de forma leve? Se complicarmos o cancro, não complicamos também a vida da pessoa que é diagnosticada com ele? 

Sobre a Autora

Marine Antunes é muito mais do que uma sobrevivente oncológica. Desde que sentiu a urgência de comunicar e partilhar a sua história usando a sua ferramenta predileta, o humor, nunca mais parou.
A autora do projeto pioneiro Cancro com Humor tem vindo a ajudar doentes oncológicos (nacionais e internacionais) através dos seus livros, palestras motivacionais e ações criativas, como, por exemplo, a sua própria comunidade que vive sob o mote: «É possível ser feliz no caos.»

Relativamente à escrita, além dos vários livros do projeto Cancro com Humor, editou o divertido livro Teorias de Uma (Not) Atinadinha, foi autora da banda desenhada É de Se Lhe Tirar o Chapéu, e por último deste Manual para Descomplicar o Cancro.
Em coautoria com o seu marido, o ator e humorista Tiago Castro, lançou o projeto Se Podes Sonhar, Podes Concretizar, para o público juvenil, tendo chegado a mais de 18 mil jovens com um enorme sucesso.
Criou a webserie Quem É Boss Sabe Escolher, que aparece com o intuito de falar de temas da adolescência de forma divertida e impactante, seguindo-se o projeto Manual para Descomplicar o Cancro, disponível online. Criado a pensar na pessoa diagnosticada com cancro e seus cuidadores, contou com o apoio da marca Uriage e da revista Visão e foi impulsionador do seu quarto livro, Manual para Descomplicar o Cancro.