quinta-feira, 31 de março de 2022

"Teorias da Inspiração" no TBA

Depois do reconhecimento das suas últimas criações, o coreógrafo português David Marques apresenta uma nova peça de grupo com estreia marcada para o TBA, em Lisboa, a 5 abril. O espetáculo passa depois pelo Teatro Virgínia, em Torres Novas, a 7 maio. 

" Inspiração. Julho, 1992 - no Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresentava-se o espetáculo que marcava o fim do ano letivo da escola de dança onde tinha acabado de entrar. Sentado na plateia, com seis anos, não podia imaginar quanto aquela peça encheria os pulmões do meu trabalho coreográfico.

Expiração. Ao procurar a cassete VHS onde o tinha gravado, percebi que ela tinha desaparecido. Sem o registo vídeo, abria-se espaço para um exercício de rememoração e especulação.

Conspiração. Numa conversa recente com a professora de dança Helena Azevedo apercebi-me que Mulher Traço Variações tinha sido criado com o intuito de agradar ao público torrejano que, no ano anterior, teria abandonado a sala insatisfeito durante a apresentação das alunas. Para minha surpresa, o espetáculo-inspiração de 1992 aparecia-me agora, não como um projeto vanguardista, mas antes como um gesto de aproximação, obrigando-me a questionar a minha própria mitologia." David Marques 

Num labirinto de espelhos e sopros, Teorias da Inspiração semeia uma ficção conspirativa sobre estes espetáculos sem rasto reativados agora pela memória e pela imaginação.

Depois do reconhecimento dado às suas últimas criações (Mistério da Cultura, que passou pelo TBA, recebeu o Prémio Autores 2020 da SPA para Melhor Coreografia e Dança sem Vergonha, considerado pelo jornal Expresso um dos espetáculos de 2020), o coreógrafo David Marques traz-nos agora a sua nova peça de grupo.