quarta-feira, 23 de março de 2022

Hipérion ou o Eremita da Grécia, de Friedrich Hölderlin

Assírio & Alvim publica nova edição de Hipérion ou o Eremita da Grécia, o primeiro e único romance de Friedrich Hölderlin  

Em Hipérion ou o Eremita da Grécia – título que ressurge no catálogo da Assírio & Alvim após a publicação de Todos os Poemas –, Friedrich Hölderlin reflete sobre o princípio de libertação humana pela luta armada e o constante aperfeiçoamento interior, através do convívio íntimo com as artes e o mundo natural. Publicada originalmente em dois volumes (1797-1799), e dela existindo versões tanto em prosa quanto em verso, a obra levou sete anos a compor.

«Como é próprio de toda a Obra deste Autor, também este texto em prosa é inesgotável, sendo objecto das mais variadas interpretações e perspectivas», avisa Maria Teresa Dias Furtado, responsável pela tradução e pelo prefácio do volume. Dele disse Clemens Brentano tratar-se de «um dos mais excelentes livros da nação e até do mundo». Ou, evocando as palavras de Rilke, «o Hipérion tem singulares ressonâncias do espírito que nos domina e, no entanto, afasta-se para lá dele, pois, tratando de guerra e de amor, transpõe cada um deles para o céu que sobre ele passa e, na realidade, cria as grandes constelações cujos nomes são os destes fenómenos do nosso tempo».


Sinopse

Coleção: documenta poetica Hipérion ou o Eremita da Grécia

Narrada em sucessivas cartas a um amigo e amada, Hipérion conta a sua longa jornada nas planícies da Grécia: desde a missão contrarrevolucionária contra os Turcos, que acabavam de dominar o país grego, passando pela angústia com o desfecho da rebelião, até ao último desejo de se tornar um eremita nas montanhas.

PVP: 16,60€