sexta-feira, 18 de março de 2022

SHINE 2Europe lança projeto dirigido a jovens NEET


Com um tema bastante atual e ainda pouco explorado, o C.O.P.E. é um projeto europeu dedicado à inclusão social dos NEET. NEET? Pela designação, os leitores poderão não saber o que significa, nem estar familiarizados com o seu conceito, mas certamente depois de esclarecidos conseguirão identificar pessoas nesta situação. Os NEET são então os jovens excluídos dos programas de formação, estudo e mercado de trabalho e que têm entre os 15 e os 29 anos. Em 2019, 16.4% dos jovens europeus entre os 20 e os 34 anos estavam nesta situação, e a prevalência é maior nos países da Europa de Leste e Mediterrânicos, sendo previsível que os números aumentem devido à pandemia da COVID-19.

A SHINE 2Europe, empresa da região Centro de Portugal, é uma das parceiras oficiais desta iniciativa, financiada pela Comissão Europeia no âmbito do EaSI, o Programa Europeu para o Emprego e a Inovação Social. O projeto C.O.P.E. teve a sua reunião de lançamento no dia 8 de fevereiro de 2022, em regime de teleconferência, reunindo todos os parceiros envolvidos.

Com este projeto, o consórcio de 7 parceiros europeus, provenientes de 4 países diferentes, pretendem construir uma rede local de proximidade, para chegar aos NEET (Sem Educação, Emprego ou Formação) através do envolvimento de sujeitos institucionais (como serviços de emprego, serviços sociais e de habitação, escolas), organizações de proteção e voluntariado e outras partes interessadas (por exemplo, empresas, clubes desportivos, associações culturais, líderes locais).

No decorrer do projeto C.O.P.E. serão desenvolvidas ações piloto em Trentino e em Lisboa que irão avaliar os resultados e a sustentabilidade da iniciativa, com o objetivo de desenvolver diretrizes para adotar as melhores práticas aprendidas ao nível nacional e europeu.

O Departamento de Saúde e Políticas Sociais da Província Autônoma de Trento é o coordenador do C.O.P.E. - Capacidades, Oportunidades, Lugares e Envolvimento: Abordagem de Inclusão Social de Jovens de Difícil Alcance por meio de uma Rede Comunitária de "Proximidade Relacional".

Os restantes parceiros do projeto são a Federação Trentino de Cooperação e o Grupo Coges Don Milani de Mestre (Itália), a Escola Nacional da Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e a SHINE 2Europe (Portugal), a Universidade de East London (Inglaterra) e a Fundação Europeia para a Filantropia e Desenvolvimento da Sociedade (Croácia).