quinta-feira, 31 de março de 2022

Estreias de cinema de 31 de Março de 2022




Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Domingo das Mães

Inglaterra, 30 de Março de 1924. Jane Fairchild (Odessa Young) trabalha como empregada dos Niven (Olivia Colman e Colin Firth), um casal da aristocracia inglesa. Há já vários anos que mantém um relacionamento secreto com Paul Sheringham (Josh O’Connor), filho dos vizinhos dos Niven, que está agora de casamento marcado com Emma Hobday (Caroline Harker), uma rapariga do seu círculo social. Numa espécie de despedida, Jane concorda em passar a tarde desse dia na companhia de Paul, que se encontra sozinho em casa. Isolados do mundo, sabendo que o seu relacionamento está prestes a chegar ao fim, entregam-se uma última vez àquela paixão clandestina. 
Com realização de Eva Husson e argumento de Alice Birch, uma história dramática que adapta a obra de Graham Swift. 



Sonic 2: O Filme

Sonic é um ouriço azul de origem alienígena que acidentalmente aterrou no planeta Terra durante uma fuga às forças malignas do seu planeta natal. Foi assim que conheceu o xerife Tom Wachowski, de quem se tornou inseparável e a quem se aliou na luta contra o terrível Dr. Ivo Robotnik. Agora, quando tudo parecia tranquilo, Robotnik regressa à Terra com Knuckles, seu aliado na maldade, em busca de uma poderosa esmeralda que lhe dará grandes poderes. Percebendo o perigo que enfrentam, Sonic e Tom vão ter de encontrar a pedra preciosa antes que seja demasiado tarde. 
Continuação do filme estreado em 2020, novamente pelas mãos de Jeff Fowler, esta comédia familiar mistura animação e "live action" e tem por base o famoso videojogo da multinacional japonesa Sega. A dar vida aos protagonistas estão novamente Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter, Natasha Rothwell e Ben Schwartz (voz de Sonic); já os actores Shemar Moore e Idris Elba (voz de Knuckles), juntam-se ao elenco. 



O Que Vemos Quando Olhamos para o Céu?

Lisa e Giorgi esbarram-se por acaso numa rua da cidade de Kutaisi, na Geórgia. Entre ambos surge uma atracção de tal modo intensa que, antes de se afastarem, combinam encontrar-se no dia seguinte. Mesmo sem saberem o nome um do outro, cada um deles passa a noite ansiando pelo reencontro. Mas parece que, por mais que queiram, há algo que insiste em afastá-los.
Estreado no Festival de Cinema de Berlim, um filme escrito e realizado por Alexandre Koberidze, com Ani Karseladze, Giorgi Bochorishvili e Giorgi Ambroladze como protagonistas.