terça-feira, 29 de março de 2022

O romance de um encontro


A Porto Editora publica O Maestro e a Infanta, de Alberto Riva, um romance histórico tendo como pano de fundo a paixão musical que uniu um compositor italiano e uma princesa portuguesa.
 
Quando Domenico Scarlatti e Maria Bárbara de Bragança se encontraram pela primeira vez, em 1720, ele era um jovem e ela uma criança. Nunca mais se separaram. Em O Maestro e a Infanta, Alberto Riva evoca não só um período de guerras, intrigas entre casas reais e conspirações, mas também a terna ligação entre estes dois amantes de música, estas duas almas em busca do seu destino. Desta amizade de 38 anos nasceram 555 belas sonatas – «um monumento à história da música», nas palavras do autor –, que mais não eram do que os exercícios do professor para a sua pupila, a expressão em notas musicais da magia desse encontro.

O livro já está disponível nas livrarias. Descubra o livro nas palavras do autor:



Sobre o Autor

Alberto Riva é um escritor e jornalista italiano, autor, entre outros, de Sete e Tristezza per favore vai via. Com Enrico Rava (um dos mais importantes músicos de jazz em Itália) escreveu Note Necessarie e com Stefano Bollani (pianista de jazz) Parliamo di musica e Il monello, il guru, l'alchimista e altre storie di musicisti. Colabora com a Internazionale e escreve para a revista semanal do jornal italiano La Repubblica (Il Venerdí), sobre Cultura. Vive em Milão.