Em abril, faz 110 anos que o Titanic se afundou. Neste sentido, no dia 13 de abril, às 21h30, o National Geographic prepara um especial intitulado “Titanic: 110 Anos de História”. Este especial engloba um conjunto de documentários, sobre uma das tragédias mais mediáticas de sempre: “Titanic: Incêndio Fatal”, “Titanic: 20 anos depois com James Cameron”, “De volta ao Titanic”, “Drenar o Titanic” e “Salvar o Titanic”.
Em “Titanic: Incêndio Fatal”, conta-se a história do maior navio já construído e como se acreditava ser inafundável. O RMS (Royal Mail Ship) Titanic vez a sua viagem inaugural, conduzindo 1500 pessoas à morte. Esta tragédia chocou e enfureceu o mundo, levando a um debate que perdura até aos dias de hoje. Por exemplo, porque é que o capitão do navio se dirigiu a toda a velocidade contra um iceberg, quando já tinha recebido vários avisos da existência destes no seu caminho? O que aconteceu para o navio afundar tão rapidamente? Pela primeira vez, o jornalista de investigação e especialista na história do Titanic, Senan Molony, pode revelar o que realmente se passou.
O documentário “Titanic: 20 anos depois com James Cameron”, leva o realizador ao local do acidente, para mergulhar nas profundezas da história do infame naufrágio.
Apesar do tempo que passou, o navio ainda tem histórias para contar. James Cameron sente assim responsabilidade, para com os vivos e os mortos, para expor o que aconteceu.
“De volta ao Titanic” documenta os primeiros mergulhos tripulados ao navio, em quase 15 anos. A equipa utiliza um submarino com uma capacidade de 4K de imagem, para que se consiga analisar o navio e a sua decomposição.
Um século após esta tragédia, em “Drenar o Titanic” serão apresentadas diferentes técnicas de imagem, que vão mostrar o processo de “drenagem” do navio. Numa apresentação virtual, será reconstituída a imagem do navio, de forma a se entender este mistério imortal.
Em “Salvar o Titanic”, o Dr. Bob Ballard, homem que descobriu o local de descanso final do Titanic em 1985, viaja para a Irlanda para conhecer alguns dos homens que ajudaram a construir o navio. Aqui, debate com eles sobre como os restos do navio estão em perigo, por causa de saqueadores e de outras ameaças.