quinta-feira, 24 de março de 2022

Vista Alegre lança prato comemorativo dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica

A Vista Alegre, marca que há quase dois séculos inova no fabrico e design da porcelana, vidro e cristal, lança prato comemorativo dos 650 anos da mais antiga aliança em vigor, a Aliança Luso-Britânica.

Este prato foi inspirado no brasão de armas que se encontra na Queen’s Chapel, no Palácio de St James em Londres, onde teve lugar o evento de lançamento de Portugal-UK 650. A Queen's Chapel foi a Capela privada da Rainha D. Catarina de Bragança, esposa do Rei Charles II do Reino Unido. O brasão neste prato combina as armas de Portugal e do Reino Unido rodeadas por rosas brancas e vermelhas, e rosas Tudor.  A Rosa Tudor (com cinco pétalas vermelhas e cinco pétalas brancas) é o emblema floral heráldico da Inglaterra, usado pelos Monarcas do Reino Unido, e o seu nome deriva da Dinastia de Tudor que uniu a Casa de Lencastre (cujo emblema é a Rosa Vermelha) e a Casa de York (cujo emblema é a Rosa Branca), pondo fim à 'Guerra das Rosas'.

A Vista Alegre certifica que Aliança 650, prato com 30 cm x 23,3 cm, com elementos de pintura manual, é uma edição especial limitada a 195 exemplares.

O lançamento do prato Aliança 650 decorreu num evento realizado esta quarta-feira na Residência do Embaixador Britânico em Lisboa, que contou com a presença do Deputy Embassador Ross Matthews, além de outras individualidades portuguesas e britânicas residentes no nosso país.

Este evento surge no âmbito das comemorações Portugal-UK 650 que visam celebrar o 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido e compreendem um vasto programa comemorativo, até meados de 2023, em parceria com mais de 100 instituições portuguesas e britânicas.

O início formal da aliança Luso-Britânica remonta à segunda metade do século XIV. A amizade Luso-Britânica antecede-a em, pelo menos, dois séculos. Do século XII é o conhecido episódio da Segunda Cruzada. Em 1147, um grupo de cruzados oriundos de Inglaterra e do norte da Europa no seu caminho para a Terra Santa, aportam no Porto e vão ajudar D. Afonso Henriques a reconquistar Lisboa. Depois de a cidade ser reconquistada a maioria dos cruzados seguiu para a Terra Santa, enquanto outros ficaram em Portugal. Foi o caso de um grupo de ingleses, de entre os quais se destaca Gilbert de Hastings, que será o novo Bispo de Lisboa.

É na segunda metade do século XIV que as relações entre ambos os países ganham maior estabilidade. Os fundamentos jurídicos da aliança Luso-Britânica encontram-se em três tratados desse período: o Tratado de Tagilde (10 de julho de 1372), o Tratado de Londres (16 de junho de 1373) e o Tratado de Windsor (de 9 de maio de 1386).

Para Nuno Barra, administrador da Vista Alegre “a tradição faz parte do nosso ADN, celebrar estes momentos históricos através das nossas peças dá-nos um orgulho imenso. O trabalho artístico da nossa manufatura aliado à história que marcou esta Aliança faz de este prato comemorativo uma peça singular e de uma riqueza incomensurável.”

Maria João Rodrigues de Araújo, presidente de Portugal-UK 650 relembra que “a Vista Alegre já havia criado uma peça para os 600 anos da Aliança Luso-Britânica e manteve a tradição concebendo um belíssimo prato que expressa, através dos elementos decorativos, a aliança de perpétua paz e amizade que há 650 anos ficou estabelecida entre ambas as nações.”

Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal comenta “é com enorme orgulho que celebramos o lançamento desta peça comemorativa dos 650 anos da relação bilateral e de amizade entre portugueses e britânicos. Felicito a Vista Alegre e a organização Portugal- UK 650 pela iniciativa que imortaliza de forma tão sublime a verdadeira essência desta antiga aliança, que desejamos continuar a aprofundar no futuro.”