quinta-feira, 24 de março de 2022

Estreias de cinema de 24 de Março de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Adeus, Idiotas

Quando tinha apenas 15 anos, Suze Trappet (Virginie Efira) engravidou e viu-se forçada a dar o bebé para adopção. Hoje, com 43 anos e o diagnóstico de uma doença terminal, sente um enorme desejo de conhecer o filho. Com isso em mente, dirige-se aos serviços de adopção, na esperança de encontrar o paradeiro da criança. Durante o processo, cruza-se com o gentil JB, que atravessa um momento depressivo, e com o Sr. Blin, um arquivista cego muito optimista. Neste momento tão delicado da vida de Suze, os dois vão revelar-se uma ajuda preciosa.
Premiada com sete Césares, entre eles o de melhor filme, realizador, argumento original e actor secundário (Nicolas Marié), uma comédia dramática escrita, realizada e protagonizada por Albert Dupontel (“Gravidez de... Alto Risco”, “Até Nos Vermos Lá em Cima”).



Competição Oficial

Lola Cuevas (Penélope Cruz), uma realizadora conceituada, é contratada por um milionário para dirigir uma obra que se espera ser um marco cinematográfico. Dada a exigência da tarefa que tem em mãos, ela resolve convidar dois actores de mundos completamente distintos mas igualmente notáveis: Félix Rivero (Antonio Banderas), um actor reconhecido internacionalmente, e Iván Torres (Oscar Martínez), o grande mestre dos palcos. Mas, para conseguir avançar com o famigerado filme, Lola terá de lidar com a animosidade latente que eles sentem um pelo outro e limar os seus grandes egos, que os colocam em constante disputa por protagonismo.
Co-produção entre Espanha e a Argentina, uma comédia com assinatura dos argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn, a dupla também responsável por “El artista” (2008), “Querida voy a comprar cigarrillos y vuelvo (2011) ou “O Ilustre Cidadão” (2016).


O Crime de Georgetown

Baseado numa história verídica, contada pelo jornalista Franklin Foer num artigo publicado na “The New York Times Magazine”, este filme, realizado e protagonizado por Christoph Waltz, conta a história de Ulrich Mott e de Elsa Breht. Com um passado obscuro, o misterioso e bem-falante Ulrich conquista o coração Elsa (Vanessa Redgrave), uma viúva abastada e bastante avançada na idade. Fascinado com a sua nova vida, que inclui eventos sociais com algumas das mais influentes personalidades da cidade de Washington, ele inventa uma série de mentiras sobre si mesmo, de modo a impressionar todos os que o rodeiam. Mas quando Elsa aparece morta, a polícia toma-o como principal suspeito e, muito por pressão de Amanda (Annette Bening), a filha de Elsa, os seus segredos vão sendo revelados.