quinta-feira, 17 de março de 2022

Estreias de cinema de 17 de Março de 2022


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


X

Texas, finais da década de 1970. Um realizador chega com a sua equipa de actores e técnicos amadores a uma cabana situada na quinta de uns agricultores, com a intenção de fazer um filme para adultos. O velho senhor avisa-os de que a sua mulher tem um problema de saúde e que se devem afastar dela o mais possível. Nessa mesma noite, eles são brutalmente atacados.  
Realizado por Ti West (“Hóspedes Indesejados”, “The Sacrament”, “Terra Violenta”), um filme “slasher” erótico que conta com as actuações de Mia Goth, Jenna Ortega, Martin Henderson, Scott Mescudi e Brittany Snow. 


Instinto

Com largos anos de experiência em psiquiatria, Nicoline (Carice van Houten, a Melisandre de “Guerra dos Tronos”) começa a trabalhar numa prisão. Um dos pacientes que lhe é atribuído é Idris (Marwan Kenzari), um homem diagnosticado com narcisismo e transtorno de personalidade, que ali se encontra a cumprir pena por vários crimes sexuais. Percebendo a atracção que ela sente por ele, Idris não perde a oportunidade de provocar, mesmo que ela evite qualquer comportamento desadequado. E quando lhe é dada a possibilidade de sair em liberdade condicional, ela, contra a opinião dos colegas, faz os possíveis para o evitar. Entre eles surge assim um jogo de sedução e manipulação que vai desestabilizar completamente a vida de Nicoline.
Um “thriller” psicológico que marca a estreia em realização da actriz e produtora neerlandesa Halina Reijn. 


Belle

Após a morte da mãe, de quem era muito próxima, Suzu afastou-se dos amigos e isolou-se no seu próprio mundo. Certo dia, enquanto navega pela internet, entra no mundo U, um universo virtual com mais de cinco mil milhões de membros, onde sente ter finalmente a oportunidade de recomeçar uma “nova vida”. Naquele lugar, longe da penosa realidade em que tem vivido, Suzu transforma-se em Belle, uma cantora pop muito famosa, segura de si e admirada por todos. 
Inspirado na história de “A Bela e o Monstro”, o famoso conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1711-1780), este filme de animação foi escrito e realizado pelo japonês Mamoru Hosoda, também autor de “O Rapaz e o Monstro” e “Mirai” (nomeado para Óscar e Globo de Ouro na categoria de melhor filme de animação). Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde foi ovacionado durante 14h minutos, “Belle” foi o terceiro filme japonês mais visto no seu país em 2021.