quarta-feira, 23 de março de 2022

Manual de Terapia Familiar


A editora PACTOR e as psicólogas e terapeutas familiares Maria Gouveia-Pereira e Mariana Pires de Miranda anunciam a publicação do livro “Manual de Terapia Familiar” que conta com a participação de um conjunto alargado e diversificado de profissionais ligados à área.

O Manual de Terapia Familiar situa-se no ponto de equilíbrio entre a prática clínica e a investigação, tendo como base o conceito de que de que indivíduos são inseparáveis das suas relações, pelo que só se percebe a produção individual tendo em conta o contexto em que tem lugar.

Este livro é marcado pela diversidade da natureza dos conteúdos, procurando um equilíbrio entre as dimensões teórica e prática, privilegiando uma combinação entre as leituras académicas e interventivas. O manual propõe que os modelos teóricos de terapia familiar devem ser usados sem dogmatismo e revisitados em continuidade, enriquecendo a compreensão e a conceptualização dos casos clínicos.

Este manual consiste em 19 capítulos estruturados em três partes: teoria; avaliação; e intervenção familiar. Foi pensado como uma ferramenta essencial para psicólogos, terapeutas familiares, estudantes de psicologia e outros profissionais que trabalhem na área da família, saúde, acolhimento familiar, etc.

Sobre as Autoras

Maria Gouveia-Pereira
Psicóloga clínica. Doutorada. Terapeuta familiar, formadora e supervisora de Terapia Familiar e de Casal na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF). Professora universitária no ISPA - Instituto Universitário. Exerce em consultório privado psicoterapia individual, terapia de casal e familiar.

Mariana Pires de Miranda
Psicóloga. Doutorada. Terapeuta familiar, formadora e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF). Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Exerce psicoterapia individual e terapia de casal e familiar em consultório privado e em contexto comunitário.