Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Dog: A Aventura de Uma Vida
A história segue dois rangers do Exército norte-americano: Briggs, um humano, e Lulu, uma cadela pastor-belga malinois. Para cair nas boas graças dos superiores, Briggs aceita levar a cadela ao funeral do sargento Rodriguez, seu treinador. Os dois metem-se num Ford de 1984 e seguem viagem, percorrendo a costa do Pacífico na esperança de chegar a tempo. A missão tinha tudo para correr bem, não fosse o caso de o animal ter um ódio de estimação pelo camarada que foi destacado para a acompanhar.
Uma comédia dramática realizada pelos estreantes Channing Tatum (que também protagoniza) e Reid Carolin. Jane Adams, Kevin Nash, Q'orianka Kilcher, Ethan Suplee, Emmy Raver-Lampman e Nicole LaLiberte juntam-se ao elenco.
A Hora do Desespero
Apesar da morte recente do marido, Amy (Naomi Watts) faz os possíveis por manter um ambiente de normalidade na vida de Emily, a filha pequena, e de Noah, o filho adolescente. Um dia, enquanto as crianças estão na escola, decide faltar ao trabalho e fazer uma corrida pelos bosques. Ao ver carros de polícia a dirigirem-se à escola em alta velocidade, percebe que algo de errado se estará a passar. Depois de verificar as notícias através do telemóvel, dá-se conta de que está a decorrer um tiroteio na escola de Noah. A oito quilómetros de distância de casa e com apenas o telemóvel na mão para a guiar, esta mãe desesperada vai usar de todos os meios para salvar a vida do filho.
Realizado por Phillip Noyce (“Salt”, “Perigo Imediato”), um “thriller” cuja acção decorre em tempo real.
Drive My Car
Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), actor e encenador japonês, chega a Hiroshima para pôr em cena a peça “O Tio Vânia”, de Anton Tchekhov. Como motorista, é-lhe apresentada Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem com quem rapidamente cria laços. Nas viagens a seu lado, Yusuke vai partilhando memórias do seu passado com Oto (Reika Kirishima), sua companheira de vida e de trabalho, falecida há algum tempo.
Seleccionado para competição no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu o Prémio de melhor argumento, o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico, este filme de Ryusuke Hamaguchi inspira-se no conto com o mesmo nome incluído na obra “Homens sem Mulheres”, escrita por Haruki Murakami. “Drive My Car” recebeu o Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro e está nomeado para quatro Óscares: melhor filme e filme internacional (Japão), realização e argumento adaptado.