sexta-feira, 25 de março de 2022

A Arte de Bem Descansar, de Claudia Hammond


A Ideias de Ler faz chegar às livrarias de todo o país A Arte de Bem Descansar, de Claudia Hammond. A partir de um estudo sobre os hábitos de repouso de mais de 18 000 pessoas em 135 países, esta psicóloga britânica distingue os conceitos de sono e de descanso, identifica as 10 atividades consideradas como as mais repousantes e explica aos leitores como tirar o melhor partido delas.

A importância do sono de qualidade já é um tema presente no quotidiano de uma larga fatia da população, mas o descanso é algo diferente: não implica necessariamente dormir, nem o sono é obrigatoriamente uma garantia de descanso, mas a arte de bem descansar é o que permite regular o ritmo e garantir a energia necessária para o cumprimento das exigências do dia a dia.

Da extensa investigação em que Claudia Hammond participou, a descoberta mais relevante foi a de que a população mundial sofre de um défice de descanso. As práticas laborais, um estilo de vida que promove a hiperatividade e a tecnologia disponível são apontados como três dos fatores que mais contribuem para essa condição, funcionando simultaneamente como causa e consequência, pois o cansaço pode ter um impacto significativo nas capacidades cognitivas.

Além do diagnóstico e das causas, a equipa de investigadores descobriu e explica os benefícios associados às 10 atividades consideradas mais repousantes no estudo levado a cabo. Entre esta dezena é possível encontrar algumas surpresas: dormir não figura nesta seleção, mas sonhar acordado sim, e a atividade que aparece no topo da lista é a leitura.


Sinopse

Hoje em dia, associamos o prestígio a uma vida muito ocupada. Queremos estar sempre ativos, ter a agenda cheia, mas ao mesmo tempo sentimo-nos exaustos e não descansamos o suficiente.

Fala-se muito da importância da qualidade do sono, mas o descanso é algo diferente: é o que nos permite abrandar o ritmo, relaxar a mente e carregar as baterias do corpo.

Partindo de um estudo realizado em 135 países sobre os hábitos de descanso e baseado em investigação científica, este livro revela as dez atividades consideradas mais repousantes e explica como podemos tirar mais partido dos seus benefícios.

Saiba como descansar mais e melhor, porque o descanso não é um luxo, mas uma necessidade vital.

PVP: 16,60€