terça-feira, 22 de março de 2022

Saiba como era "O Mundo Antes de Nós"


A Desassossego acaba de publicar o incrível livro O Mundo Antes de Nós de Tom Higham, professor de Ciência Arqueológica no reconhecido Research Laboratory for Archaeology and The History of Art na Universidade de Oxford

Neste livro, Tom Higham apresenta‑nos a mais recente investigação científica que permitiu transformar o nosso conhecimento sobre a história humana. Aliando investigação arqueológica e novos métodos laboratoriais, o autor desvenda as mais recentes descobertas sobre estas espécies humanas e explora o que poderemos descobrir das suas ligações genéticas.

Há 40.000 anos, não éramos a única espécie humana no mundo. Existiam igualmente os Hobbits (Homo floresiensis) na ilha das Flores, na Indonésia; os Denisovanos na Sibéria; o Homo luzonensis nas Filipinas; e o Neandertal no que é agora a Europa e partes da Eurásia. 

Sobre o Autor

Tom Higham é professor de Ciência Arqueológica no reconhecido Research Laboratory for Archaeology and The History of Art na Universidade de Oxford. É diretor do Oxford Radiocarbon Accelerator Unit e durante os últimos anos foi responsável pelos principais programas de investigação do período conhecido por transição do Paleolítico Médio para o Paleolítico Superior. É membro da equipa que trabalha na gruta Denisova, na Sibéria, que elaborou a sequência cronológica que data as camadas profundas do local. Já publicou inúmeros artigos científicos e é especialista em divulgar ciência para o grande público, tendo sido orador em dezenas de conferências sobre arqueologia. Participou em diversos documentários na rádio e na televisão.