Três pianistas de referência em Portugal são interpretadas por três pianistas da nova geração. Assim é Trio de Damas. Isto é, Inês Filipe, Jill Lawson e Taíssa Poliakova Cunha são as intérpretes que dão a conhecer o repertório das grandes criadoras portuguesas Olga Prats, Helena Sá e Costa e Nella Maíssa.
Este novo projecto da profícua produtora Musicamera é a homenagem que deseja exaltar o trabalho e a dedicação à divulgação nacional e internacional do repertório de vários criadores portugueses levado a cabo por três nomes maiores da música erúdita do séc. XX. Olga Prats, destaca-se pela sua sublinhada determinação em interpretar repertório português sendo a primeira pianista a divulgar o fado ao piano. Helena Sá e Costa deixou um grande legado pedagógico tendo formado alguns dos pianistas e professores de piano mais relevantes da atualidade internacional e nacional, incluindo a própria Olga Prats. A Nella Maíssa devem-se as primeiras audições em Portugal de obras de compositores portugueses e outros como Hindemith, Frank Martin, Prokofiev, Bartók, Dallapiccola, Chostakovitch ou Gershwin.
Cada “dama” da contemporaneidade presta a sua homenagem em 2 momentos: um recital a solo e um concerto de orquestra: Inês Filipe interpreta Olga Prats, Jill Lawson homenageia Helena Sá e Costa, e Taíssa Poliakova Cunha invoca Nella Maíssa.
O primeiro concerto acontece hoje no dia Internacional da Mulher. Dia 8 de março, no Teatro Garcia de Resende, em Évora, pelas 18h30, sobe a palco Taíssa Poliakova Cunha. O recital a solo dedicado a Nella Maíssa é baseado no repertório característico da última, sendo que foram selecionadas tanto obras de compositores portugueses estreados ou frequentados por Maíssa, como obras de compositores estrangeiros que tenham sido por ela particularmente homenageados.
Já no dia 19 de Março, na Fábrica do Braço de Prata (Sala Nietzsche), em Lisboa, o projecto é oficialmente apresentado através de um programa especial pensado para a ocasião. Pelas 21h30, no que será a única vez em que se encontram, Jill Lawson, Inês Filipe e Taíssa Poliakova Cunha interpretam, cada, uma peça do repertório que escolheram para os seus recitais. Depois, vários convidados da Musicamera e das pianistas, completam esta tertúlia em conversa. Presentes estarão Manuela Paraíso, Ana Teles, Bernardo Mariano, Ivan Moody, Jaime Reis, Mariana Vieira, Mário Vieira de Carvalho, Conceição Correia, Alejandro Erlich Oliva, Paula Prats, Artur Pizarro, Sara Ross, Ana Seara, Mário Laginha, Filipe Melo, Daniel Schvetz, Patrícia Sucena de Almeida e Miguel Sobral Cid.
Nas palavras dos responsáveis da Musicamera, ”a longeva e brilhante carreira de cada uma destas grandes Damas da música foi, na sua maior parte, dedicada à divulgação da música de matriz autoral portuguesa, por via de incontáveis estreias de obras e pela inspiração e estímulo que proporcionaram aos compositores da sua geração. Também a sua acção pedagógica foi (facto inédito no seu tempo) orientada para essas escolhas.”
Depois de Évora e a apresentação em Lisboa, Trio de Damas segue pelo país durante todo o ano.
TRIO DE DAMAS
8 DE MARÇO – 18h30
Teatro Municipal Garcia de Resende, Évora
Recital solo de Taíssa Poliakova Cunha
19 DE MARÇO – 21h30
Fábrica do Braço de Prata, Lisboa
Taíssa Poliakova Cunha, Jill Lawson e Inês Filipe