quarta-feira, 17 de abril de 2019

A hidratação como solução para a eliminação de epidemias


«Sente que não consegue perder peso, mesmo quando tenta? Sente sonolência durante o dia? Sente tonturas? Tem dores nas articulações? Sente os olhos secos?» 
Estas são apenas algumas das questões sobre desidratação que a Drª Dana Cohen e Gina Bria colocam aos seus leitores em A Dieta da Água, livro no qual revelam que «a desidratação de baixo grau é a epidemia por detrás das epidemias, um dilema omnipresente, ainda que invisível, lançado para novos níveis de urgência pelas nossas condições de vida modernas». 

A comida processada, a iluminação fluorescente, os ares condicionados, os medicamentos, o sedentarismo e os equipamentos eletrónicos são alguns dos fatores que levam à desidratação – e os quais a água sozinha não consegue combater. Nem a prática regular de exercício, nem a gestão cuidada do stresse ou uma alimentação equilibrada são suficientes para manter um corpo saudável se não existir hidratação. Assim, as autoras explicam que o mais importante para manter um corpo hidratado é a absorção de água, conseguida através da ingestão de alimentos com propriedades hidratantes e que levam a água até onde ela é necessária: músculos, células e fáscia. 

A Dieta da Água, que a Pergaminho publica amanhã, introduz uma metodologia inovadora no campo da hidratação, desmistificando as teorias sobre a quantidade de água que se deve beber diariamente e oferecendo um plano de bem-estar assente na hidratação do corpo, que ajudará a ultrapassar a doença, a superar a fadiga e a perder peso.

Sobre as Autoras

A Drª Dana Cohen é formada em Medicina com especialidade em Medicina Interna. Tem dedicado a sua carreira de mais de 15 anos à Medicina Integrativa; é sua crença profunda que a Medicina é uma arte e que uma abordagem holística centrada no paciente é indispensável para uma cura eficaz e sustentável. É conhecida por ajudar os seus pacientes – através do poder da nutrição, da suplementação nutricional e de mudanças de estilo de vida – a reduzirem a dependência de fármacos e a conseguirem um verdadeiro bem-estar. 

Gina Bria é antropóloga e tem concentrado a sua investigação na forma como os povos de desertos encontram formas de hidratação alternativas à água. É uma das investigadoras de maior renome na área da conservação energética, do consumo sustentável de água e da saúde. É uma presença frequente nos media norte-americanos e uma conferencista muito solicitada.