sexta-feira, 26 de abril de 2019

Em Queda Livre



Allison Weiss, a protagonista de Em Queda Livre, poderia ser a nossa mãe, uma amiga, uma mulher que conhecemos ou até nós mesmas (caso seja uma mulher que esteja a ler este texto, neste preciso
momento). Allison Weiss tem um marido bem parecido, uma filha adorável, um emprego que adora e uma casa grande nos subúrbios. É a típica mãe trabalhadora que tenta conciliar a família com o trabalho. Tudo parece estar no sítio certo. Mas será que está? O que se esconde por trás daquela vida aparentemente perfeita?

Jennifer Weiner, autora bestseller do New York Times, traça um retrato atual e bem real do que é a vida de muitas mulheres nos dias de hoje. A pressão de conciliar tudo. A exigência da perfeição em todos os domínios. Não há lugar para o falhanço. Há que manter as aparências, mesmo que o fardo seja demasiado. O corpo e a mente sucumbem e aquilo que parecia ser uma poderosa ajuda torna-se num problema ainda maior: a dependência.

«Fiquei sentada ao volante a ver as portas fecharem-se atrás de Dave, Hank e Ellie, sentindo-me vazia para lá da euforia que os comprimidos me ofereciam. Pelo menos, ainda tinha isso – um estímulo garantido ao início do dia e um conforto no final. Com um comprimido ou dois (ou três ou quatro) na minha corrente sanguínea, eu sentia-me calma, energizada, a controlar a situação. Como se fosse capaz de gerir o trabalho, ser uma boa mãe, uma boa filha, manter a casa em funcionamento, o frigorífico recheado e ainda, ocasionalmente, acompanhar uma visita de estudo de Stonefield ao Museu de Arte.» - Pág.105 

Sinopse do livro:
Allison Weiss é a típica mãe trabalhadora que tenta conciliar um negócio, pais idosos, uma filha exigente e um casamento. Porém, quando o website por ela desenvolvido se torna um enorme sucesso, fica completamente esmagada. Enquanto se esforça por manter a vida equilibrada e satisfazer as necessidades dos que a rodeiam, Allison descobre que os analgésicos receitados para uma lesão nas costas a ajudam a lidar com algo mais do que apenas o desconforto físico – fazem com que se sinta calma e capaz de ultrapassar os seus dias cada vez mais agitados.

À medida que as semanas passam, os analgésicos vão desaparecendo a uma velocidade cada vez maior e, naturalmente, a sua preocupação aumenta. Em pouco tempo, vê-se num mundo que nunca imaginara possível: a reabilitação. No longo caminho que Allison se vê obrigada a percorrer, as lições de vida vão-se suceder. 
Numa história rica e absorvente, sempre marcada por um toque de humor e caracterizações realistas e carinhosas, Jennifer Weiner acompanha-nos num percurso emocionante de recuperação e redenção.

Pvp: €17,70