sexta-feira, 12 de abril de 2019

e-tron: o elétrico agora é Audi


Com a sua combinação de propulsão eléctrica e interior confortável e sofisticado, o Audi e-tron cria uma nova sensação de mobilidade. Seja no estacionamento, em zonas urbanas ou em longas viagens, o Audi e-tron facilita a vida do condutor em muitas situações. Este SUV “full-size” combina um estilo desportivo com versatilidade para uma utilização quotidiana. Em combinação com uma gama abrangente de opções de carregamento para casa e em movimento, os clientes podem desfrutar de condução totalmente eléctrica sem comprometer a mobilidade. Chega agora a Portugal, com um preço a partir de 84.251 euros.

A Audi não inventou o veículo eléctrico. O que a Audi fez foi algo radicalmente diferente: para criar uma nova tecnologia de vanguarda, colocou tudo em causa, realizou inúmeros testes e contou com uma experiência de 110 anos em engenharia automóvel. E assim criou o primeiro veículo eléctrico com ADN Audi.
O e-tron é o primeiro veículo totalmente eléctrico que corresponde aos mais elevados padrões de exigência da marca. Seja bem-vindo a uma nova era da mobilidade. Na vanguarda da técnica, com uma nova geração do sistema quattro, agora com tracção integral eléctrica, com uma conectividade sem precedentes.

O primeiro Audi totalmente eléctrico combina o notável comportamento dinâmico da tracção quattro com a deslocação suave, silenciosa e sem emissões de um veículo eléctrico. Graças a uma autonomia máxima de 417 km (ciclo WLTP), cada destino torna-se uma inspiração que pode ser concretizada espontaneamente.
Os dois motores eléctricos do Audi e-tron, juntamente com a tracção integral eléctrica, proporcionam
performances incríveis e um comportamento dinâmico ágil. A bateria de alta tensão de grande capacidade é a base para uma autonomia que combinada com uma gama abrangente de opções de carregamento em casa e na estrada, permite usufruir de uma condução totalmente eléctrica sem compromissos.

Dinâmica potente com propulsão eléctrica, em qualquer tipo de estrada, e o novo e excepcional sistema de tracção quattro O e-tron oferece eficiência e prestações, com dinâmica de excepção. Equipado com dois motores eléctricos potentes, livres de emissões poluentes e quase silenciosos, disponibiliza uma potência total de 300 kW/408cv) e um binário máximo de 664 Nm, disponível praticamente desde o arranque.
No modo de condução “D”, a potência nos dois eixos é de 265 kW/360 cv, podendo ser desenvolvida durante um período máximo de 60 segundos (o motor dianteiro tem 125 kW/170 cv e 247 Nm, e o traseiro 140 kW/190cv e 314 Nm. Para atingir os 408 cv durante um período máximo de oito segundos, há que seleccionar o modo de condução “S”. Neste caso, o motor dianteiro desenvolve uma potência de 135 kW/184 cv e o traseiro de 165 kW/224 cv, valores que permitem acelerar o SUV eléctrico de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Este valor é obtido em “boost”, sendo que a potência permanente é de 265 kW (360 cv), distribuindo-se na frente 15 kW adicionais e atrás mais 20 kW. A velocidade máxima está electronicamente limitada a 200 km/h.

A Audi oferece várias soluções para carregamento em casa. O e-tron é proposto de série com um equipamento de carregamento que admite potências até 11 kW (até oito horas e meia de tempo de carga) de base, ou de 22 kW opcionalmente, com o módulo Connect (reduzindo o tempo necessário para a carga total para as 4,5 horas, graças a um segundo carregador integrado). Isto significa que o condutor terá mais de 65.000 postos de carregamento públicos à sua disposição na Europa, num número que irá ainda aumentar.
De início, a marca vai lançar um único cartão para aceder a cerca de 80% destes postos, sejam em AC, DC, 11kW ou 150 kW, devendo o cliente fazer o registo no portal myAudi e concluir um contrato individual. A interface myAudi permite uma utilização mais eficiente e com o máximo de comodidade dos inovadores serviços Audi e-tron, através do smartphone, tablet ou PC. No futuro, porém, a simplificação será ainda maior, com a funcionalidade Plug & Charge, que elimina a necessidade de ter um cartão – o próprio carro autoriza o carregamento e desbloqueia a estação de carga.
O sistema de carregamento móvel, de série, pode ser usado numa tomada doméstica de 230 volts ou numa tomada trifásica de 400 volts. O sistema opcional de carregamento "connect" duplica a potência de carregamento até 22 kW. Combinado com um sistema de gestão de energia em casa, oferece funções inteligentes, como o carregamento quando a electricidade é mais económica ou com electricidade solar, se a casa estiver equipada com um sistema fotovoltaico. O cliente pode controlar todos os métodos de carregamento, bem como o pré-aquecimento/pré-arrefecimento, através do seu smartphone com a app myAudi.



Interior vanguardista e sistemas de informação e entretenimento topo de gama
O interior é inundado de luz e o espaço é generoso. Com uma longa distância entre eixos, o Audi e-tron oferece um amplo espaço para cinco ocupantes e as suas bagagens. O comprimento interior, a altura do habitáculo e o espaço para as pernas nos lugares traseiros são de primeira classe no segmento dos SUV de grandes dimensões.
A capacidade da bagageira é de 600 litros e o prático compartimento de arrumação por baixo do capô é responsável por um acréscimo de 60 litros de capacidade. Aqui pode ser guardado o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador móvel.
Materiais criteriosamente seleccionados, acabamentos de primeira qualidade e espaço amplo e altamente flexível. No Audi e-tron pode determinar a atmosfera mais conveniente para o seu bem-estar pessoal. Em termos visuais, dispõe de uma vasta gama de tecidos, couros e inserções decorativas, bem como de bancos.
O padrão de conforto e bem-estar do Audi e-tron é o que se esperaria de um tradicional modelo da marca. O tecto solar panorâmico em vidro mantém o interior ainda mais desanuviado e intensifica a impressão de leveza e espaço. Como alternativa ao ar condicionado automático de duas zonas, de série, a Audi também propõe uma variante automática de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar. Este último mantém a qualidade do ar através de um ionizador e de aromatização, cuja intensidade pode ser regulada em vários níveis. O sensor de qualidade do ar também detecta gases nocivos e activa o modo de recirculação de ar conforme seja necessário.
Um “arco” envolve a parte superior do tablier, integrando nas portas os ecrãs do sistema opcional de espelhos retrovisores digital, enquanto o túnel central oferece uma série de espaços de arrumação, possibilitados pelo seu cariz eléctrico.

Os comandos e ecrãs interiores da consola central têm uma ligeira inclinação para o condutor. Com o MMI touch response e o Audi virtual cockpit (1920 x 720 pixels), o e-tron está preparado para o futuro digital. Para o efeito, estão disponíveis ecrãs tácteis de alta resolução, de 10,1 e 8,6 polegadas, por meio dos quais poderá comandar, com um só toque, as funções dos sistemas de conforto e de Infotainment, assim como os sistemas de assistência à condução.

No Audi virtual cockpit plus pode optar pela representação clássica, desportiva ou específica dos modelos e-tron. Pode utilizar os serviços específicos e-tron, como o programador de rotas ou as funções de carregamento inteligente de forma inovadora. Muitas das funções podem ser comandadas por voz, graças ao MMI de navegação plus e à interacção de reconhecimento automático, ou ao assistente de voz Amazon Alexa.

O sistema MMI plus, de série, inclui o ponto de acesso LTE Advanced e Wi-Fi. O sistema de navegação faz sugestões inteligentes de destino com base nas rotas anteriores, complementadas de forma ideal pelo planeamento de rotas e-tron (exibe a rota adequada com os pontos de carregamento necessários) e pelos serviços de tráfego em tempo real fornecidos pela HERE.
Os serviços online da Audi podem complementar o leque de serviços digitais, até com a informação de pontos de carga AC/DC na Europa e informações decorrentes de troca de dados “Car-to-X”. O sistema de navegação considera não apenas a carga da bateria, mas também a situação do tráfego, e inclui o tempo de carregamento necessário no cálculo da hora de chegada.
Ao nível da segurança, o e-tron destaca o cruise control adaptativo, que auxilia o condutor na aceleração, travagem, manutenção de velocidade e das distâncias para o veículo da frente, mesmo em congestionamento de tráfego. O sistema detecta marcações na estrada e veículos nas laterais, adaptando-se em conformidade, até mesmo em zonas de construção em autoestradas.
Em combinação com o adaptive cruise assist, o efficiency assist também pode travar e acelerar o SUV eléctrico de forma preditiva. O suporte aos sistemas de assistência é o controlador central de assistência ao condutor, que calcula continuamente um modelo exacto do ambiente.
Quer seja a estacionar, a circular na cidade ou em viagens longas, o Audi e-tron também auxilia o condutor em muitas situações. Entre os sistemas que contribuem para isso estão o cruise control adaptativo, o assistente de eficiência, o assistente de cruzamento, o aviso de mudança de faixa de rodagem, o aviso de proximidade ao passeio e as câmaras de 360 graus. Dependendo do nível do equipamento, pode haver até cinco sensores de radar, seis câmaras, 12 sensores ultrassom e um scanner a laser.