segunda-feira, 22 de abril de 2019

Bestseller de Ian Bremmer editado pela Bertrand


Dispensa apresentações: Ian Bremmer é presidente e fundador do Eurasia Group e líder mundial em consultadoria e investigação geopolítica. Autor do livro «Us vs. Them: The Failure of Globalism», bestseller internacional que explica o fracasso do globalismo em capítulos sobre vencedores e vencidos, sinais de alerta, linhas de fratura, muros e novos acordos, Ian Bremmer destaca-se do discurso atual com a ideia de que «o nós contra eles é que criou Donald Trump». A edição portuguesa já se encontra à venda nas livrarias portuguesas.

Os Estados Unidos elegeram um presidente protecionista, anti-imigração, que prometia pôr a América em primeiro lugar. Na Europa, o Brexit avança e os partidos extremistas estão cada vez mais perto do poder. Os paladinos da globalização prometeram riqueza generalizada mas, desfeita essa fantasia, assiste-se à propagação do populismo, alimentado pelos fracassos do globalismo.

«É muito mais fácil caricaturar Donald Trump, gozar com os seus excessos e ridicularizar os seus apoiantes do que trabalhar para encontrar soluções para os problemas reais – que deixam muitos americanos convencidos de que não têm futuro e que ninguém quer saber deles», escreve o autor, convicto de que «hoje em dia a palavra de ordem é desigualdade» e que está em todos os sectores da sociedade: «Seja de que forma for que se apresente, o “nós contra eles” é uma ferramenta política como resultados já mais que comprovados.»

«Nós Contra Eles», de Ian Bremmer não vem falar das pedras ou dos danos que elas causaram. Este livro é acerca das consequências. É um livro que procura uma forma de refazer a relação entre Governos e cidadãos. Ou de, como diz o autor, «a necessidade terá, uma vez mais, de se tornar a mãe da invenção».

Sobre o Autor

Ian Bremmer é presidente e fundador do Eurasia Group, líder mundial em consultadoria e investigação geopolítica. Fundou e dirige o Conselho de Risco Geopolítico do World Economic Forum’s Global Agenda. É autor, palestrante, professor universitário e colunista da TIME, colaborando também com diversos meios de comunicação de destaque.