quinta-feira, 18 de abril de 2019

Estreias de cinema de 18 de Abril de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Queda do Império Americano

Apesar do seu doutoramento em Filosofia, Pierre-Paul Daoust tenta sobreviver às custas de um mísero ordenado de motorista. Tímido e inseguro, nunca se atreveu a cometer qualquer tipo de ilegalidade. Mas um dia, depois de assistir a um assalto, pega em dois sacos cheios de dinheiro e esconde-os na sua carrinha. Nesse momento, um homem que nunca tivera nada a esconder transforma-se num criminoso procurado pela polícia. É então que resolve aconselhar-se com um amigo próximo, cujos conhecimentos sobre crime são, feliz ou infelizmente, bastante mais vastos do que os seus.
Com Alexandre Landry, Maxim Roy e Rémy Girard nos papéis principais, uma comédia escrita e realizada pelo canadiano Denys Arcand ("O Declínio do Império Americano", "As Invasões Bárbaras", "A Era dos Ignorantes"). 



O Dia a Seguir

Hamburgo, Alemanha. O ano é 1946. Rachel Morgan (Keira Knightley) chega à cidade para se reunir com o marido, Lewis (Jason Clarke), um coronel inglês encarregue da reconstrução daquele lugar, quase totalmente destruído pelos bombardeamentos da Segunda Grande Guerra. Está estipulado que o casal vá viver para um palacete que foi propriedade de Stephen Lubert (Alexander Skarsgård), um alemão viúvo que ali tem vivido com a filha pequena. Decidido a fazer algo pelo futuro do país que está a ajudar a reerguer, Lewis toma a decisão de deixar Stephen e a criança viverem com eles. Contudo, este gesto de generosidade trará consequências devastadoras e irrevogáveis para si e para a sua família.
Um drama de época realizado por James Kent (também responsável por "Testemunho de Juventude"), cujo argumento, da autoria de Joe Shrapnel e Anna Waterhouse, tem por base a obra homónima publicada, em 2013, por Rhidian Brook. 



A Outra...

Daniel vive com Isabelle há já várias décadas. O casamento, apesar do natural desgaste do tempo, é feliz. Isto até ao dia em que dão um jantar para Patrick, um amigo do casal, que lhes apresenta Emma, a sua jovem e atraente namorada. Daniel vê em Emma a representação de todas as suas fantasias eróticas, o que lhe vai causar um enorme embaraço durante toda a noite. Por mais que se esforce, não consegue controlar a sua imaginação, que teima em criar cenários mirabolantes e pouco respeitosos em relação a todos os envolvidos…
Uma comédia realizada e protagonizada por Daniel Auteuil ("Marius", "Fanny") cujo elenco inclui também Sandrine Kiberlain, Gérard Depardieu e Adriana Ugarte.