segunda-feira, 15 de abril de 2019

Entender a traição. Não existe uma verdade única


As relações extraconjugais são tão antigas quanto o casamento. Quem o diz é a psicoterapeuta belga Esther Perel, que acompanha casais em crise há mais de trinta anos e publica agora o livro (In)Fidelidade – Repensar o Amor e as Relações. Mas este não se trata apenas de um livro sobre infidelidade. As traições têm muito a ensinar-nos sobre os relacionamentos. Até porque, entender a traição não significa justificá-la, ainda que não exista uma verdade única. 
Este é um livro que aborda um tabu intemporal, enriquecido com histórias reais da prática terapêutica da autora, acompanhadas por uma análise psicológica e cultural incisiva e inteligente. Sem moralismos, Esther Perel aborda as várias facetas da traição com base no conhecimento adquirido em sessões de terapia e pela sua própria reflexão – e que tem vindo a partilhar em ações de formação e palestras em vários pontos do mundo. 
Porque é que as pessoas traem – até em casamentos felizes? Porque é que dói tanto? E o que significa «infidelidade» para cada um de nós? Existirão casamentos à prova de traição? É possível amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo? E será que um caso pode ser bom para um casamento? A traição gera incompreensão: este livro ajuda-nos a compreendê-la. 

Sobre a Autora

Esther Perel é uma psicoterapeuta de renome, autora bestseller do New York Times, palestrante e consultora organizacional de várias empresas listadas na Fortune 500. A sua TED Talk sobre infidelidade tem mais de 9 milhões de visualizações. Perel tem clínica privada em Nova Iorque e é produtora e apresentadora do podcast premiado Where Should We Begin?