sexta-feira, 12 de abril de 2019

Falar (Inglês) É Fácil



O livro Falar (Inglês) É Fácil, de Cristina Ferreira, publicado pela Contraponto em parceria com a Cambridge Assessment English, é um dos cinco finalistas da 17ª edição dos ELTons Awards, os prémios internacionais instituídos pelo governo britânico através do British Council para premiar a inovação no ensino da língua inglesa. O livro, publicado em Portugal a 16 de novembro de 2018, foi selecionado por um painel de especialistas, entre 150 projetos candidatos de 45 países, e é um dos cinco finalistas da categoria “Innovation in Learner Resources”, juntamente com projetos de instituições como a BBC ou a Pearson.

Os vencedores da 17ª edição dos ELTons Awards vão ser conhecidos numa cerimónia que acontecerá em Londres, no dia 10 de junho de 2019. E quem sabe se, no Dia de Portugal, Cristina Ferreira não traz o prémio para o nosso país?

Num setor tantas vezes considerado tradicional, como o setor livreiro, Falar (Inglês) É Fácil inova desde o conceito base: esta foi a primeira vez que a Cambridge Assessment English, um departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, referência mundial no que toca à língua inglesa, se associou a uma figura pública para criar um livro de inglês, sendo ainda mais surpreendente ter escolhido uma personalidade portuguesa. 

Em 2016, no grande sucesso Sentir (100 mil exemplares vendidos), Cristina Ferreira assumia não dominar o suficiente a língua inglesa para manter uma conversa: «É o meu calcanhar de Aquiles (…) uma coisa é estar de férias e pedir uma água; outra é estar em cima de um palco onde é preciso falar para uma plateia inteira.» Porém, no mesmo texto, concluía que, em função dos desafios internacionais com os quais cada vez mais se via confrontada, estava na hora «de aprender e de ter uma professora de inglês».

Na vida de Cristina Ferreira não apareceu uma professora, mas sim um professor. No final de 2017, e apesar de ter uma agenda muitíssimo preenchida, a apresentadora decidiu finalmente avançar para as aulas de inglês. E, para aprender o melhor possível, escolheu os melhores: a Cambridge Assessment English, um departamento da Universidade de Cambridge, referência mundial no que toca à língua inglesa, que se tornou parceira desta aventura e designou o Prof. Jonathan Munro para ajudar.

À medida que ia partilhando a sua experiência de aprendizagem nas redes sociais, muitas pessoas perguntavam como é que Cristina estava a estudar e que manual utilizava. Foi nesse momento que surgiu a ideia de lançar um livro sobre essa experiência e sobre esse método, capaz de ajudar todos os que gostavam de melhorar o seu inglês. Assim, neste livro desenvolvido com o apoio de especialistas da Cambridge, Cristina Ferreira partilha o método de aprendizagem que usou e transmite uma mensagem clara: «Se eu consegui, vocês também conseguem!» Porque, afinal, falar inglês é fácil!


 PVP: 17,70 €