terça-feira, 16 de abril de 2019

Maria Mendes adapta para o jazz os mais famosos fados em seu novo disco


A cantora Maria Mendes irá lançar seu terceiro disco com uma novidade: a participação da Metropole Orkest, maior orquestra sinfônica de jazz & pop do mundo, sob regência do maestro e pianista americano John Beasley, que também será o produtor musical deste novo trabalho da artista. Ganhadora de três Grammys, a orquestra já tocou com grandes personalidades da música, como Tony Bennet, Ella Fitzgerald, Herbie Hancock e Gregory Porter, entre outros.

Totalmente dedicado ao fado, o novo álbum de Maria Mendes traz adaptações para o jazz de canções imortalizadas por Amália Rodrigues, além de fados instrumentais de Carlos Paredes e uma faixa especialmente composta pelo multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal.

“As músicas terão abordagem moderna, com jazz e sinfônica, nunca experimentada antes, e com a grande participação da Metropole Orkest que, pela primeira vez, grava com uma artista portuguesa”, declara Maria Mendes. Ela explica o projeto do disco, com lançamento previsto para Outubro deste ano.


O álbum, que ainda não tem nome, está a ser feito graças a um pedido de financiamento lançado há vários meses na internet e já próximo de encerrar-se, disponível em https://fanlink.to/Mariamendes.

Maria Mendes, que nasceu na cidade do Porto, desde os três anos sonhava ser cantora. Iniciou sua carreira profissional aos 12, ao participar do grupo musical que integrava o programa infantil Batatoon, de grande sucesso da TVI entre 1998 a 2002. Da paixão pela música clássica para o jazz foi um importante salto. Tamanho sucesso fez com que uma de suas canções, “Inverso”, fosse incluída na novela “Ouro Verde”, galardoada com o Emmy Internacional.