terça-feira, 30 de abril de 2019

Ciclo "Reencontros" traz o esplendor veneziano até Sintra


A quinta edição do ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra”, com direção artística de Massimo Mazzeo, tem início no dia 4 de Maio, às 21h30, com um concerto dedicado à música veneziana do séc. XVI. Em estreia neste ciclo, o Ensemble La Fenice, com direção do cornetista Jean Tubéry, propõe-se recriar a cerimónia de coroação dos doges e transmitir o ambiente festivo que esse importante ritual cívico e ato público imprimia à cidade lagunar.

O programa “Giovanni e Andrea Gabrieli – Música Veneziana do séc. XVI”, preenchido com obras de Giovanni (1557?-1612) e Andrea Gabrieli (1532/33-1585), foi especialmente concebido para a Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra, o que implicou uma disposição da plateia diferente da habitual, permitindo que o público vivencie ainda mais de perto o espetáculo.

Na primeira parte deste concerto, evoca-se a cerimónia que tinha lugar na Basílica de São Marcos, com música sacra de caráter cerimonial. Depois da cerimónia, tinha lugar um cortejo pela Praça de São Marcos, após o que o ritual passava para o Palácio Ducal, primeiro ao ar livre, no pátio interior, onde acontecia a coroação propriamente dita – ato também ele público –, e depois na Sala do Senado, em cerimónia de cariz mais privado. É esta etapa da cerimónia que será recuperada na segunda parte do concerto, com música própria de ambientes cortesãos, vocal ou de dança.

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Reencontros” dão continuidade à 5.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em Outubro e Novembro.