quarta-feira, 10 de abril de 2019

Comemorações do 25 de Abril em Sesimbra


As comemorações dos 45 anos do 25 de Abril em Sesimbra são marcadas pelas vozes de Joana Amendoeira, uma das fadistas mais relevantes da nova geração do Fado, e Viviane, dona de uma das vozes mais carismáticas da música portuguesa.

Na noite de 24 de Abril, no Parque da Vila, Quinat do Conde, Joana Amendoeira canta Os Fados do Ary - Poeta do Povo - Poeta de Abril, um espetáculo que pretende evocar Ary dos Santos, e a sua obra ímpar, que permanece na memória e na voz de todos. Autor de mais de seiscentos poemas para canções, Ary era um "soldado da palavra". Neste espetáculo, Joana Amendoeira mostra toda a sua gratidão pela arte e pela enorme influência da obra poética de Ary, particularmente com o livro póstumo As Palavras das Cantigas, selecionando os fados mais marcantes, imortalizados por outros nomes maiores, como Amália Rodrigues e Carlos do Carmo. Rosa Vermelha, Cacilheiro, Estrela da Tarde e Lisboa, Menina e Moça são algumas das músicas que o público vai poder ouvir.

Depois do sucesso na banda Entre Aspas, Viviane iniciou a sua carreira a solo em 2005, traçando um percurso firme e coerente, em que a tradição e a modernidade e o apelo das suas raízes, onde coabitam o fado, chanson française, jazz manouche, ou música latino-americana, são revistos à luz de uma sensibilidade elegante e sofisticada. Por tudo isso, gosta de apelidar a sua música de "Fado Mediterrânico". Recém-chegada de uma tournée pelo Quénia, Lituânia e Alemanha, convida-nos a fazer uma viagem através das suas memórias pessoais e musicais onde têm encontro marcado canções profundas e sentimentais e temas alegres e divertidos em que o público é frequentemente convidado a participar.

Viviane apresenta-se num formato essencialmente acústico onde se cruzam os sons da guitarra portuguesa, da guitarra acústica, do contrabaixo, da melódica, da flauta, do piano e da bateria. Neste concerto, preparado especialmente para a vila de Sesimbra e porque este ano se comemoram 45 anos do 25 da Abril, Viviane evoca também alguns temas emblemáticos que marcaram este acontecimento tão importante.