segunda-feira, 22 de abril de 2019

Nova colecção "Terra Incógnita"



Terra Incógnita é o nome da nova colecção de literatura da Quetzal. Mais do que livros de viagens, com um formato especial, a Terra Incógnita reúne títulos e autores que desprezam a ideia de turismo e fazem da viagem um modo de conhecimento.

O relato de viagens é, provavelmente, o género literário mais comum desde o princípio dos tempos. Hoje, quando o mundo é um gigantesco ecrã onde tudo está já conhecido, a única coisa que nos resta é o espírito da viagem. Se já não vamos à procura do exótico e do belo, nem do irrepetível, esses livros transmitem uma sabedoria que nos devolve a ilusão e a alegria da viagem.

Nada mais natural, portanto, do que uma colecção inteira e propositadamente dedicada ao tema – com estes livros, nenhum mapa vai ficar fora da nossa imaginação.

Breviário Mediterrânico, de Predrag Matvejevitch, e O Grande Bazar Ferroviário, de Paul Theroux, marcam o arranque desta jornada e estão disponíveis nas livrarias a 8 de Março. O primeiro com tradução de Pedro Tamen, introdução de Claudio Magris e posfácio de Robert Bréchon.

Cheio de sabedoria, memórias, informações preciosas, o Breviário Mediterrânico pode ser também um romance moderno, genial, brilhante e imprevisível. Este pode ser, segundo a crítica, um diário de bordo, um livro de aforismos ou de orações, um atlas, um romance ilustrado do século XX, um tratado poético-filosófico, um livro de História Antiga.

Quanto a O Grande Bazar Ferroviário, é o relato emocionante que Paul Theroux faz da sua épica e invejável viagem de comboio entre a Europa e a Ásia. Repleta de evocativos nomes de comboios lendários, descreve lugares, culturas e paisagens que atravessou e as pessoas fascinantes que conheceu e que o acompanharam ao longo de milhares de quilómetros.

Theroux contempla o mundo vivo e animado – para o transportar em cada livro da sua já vasta bibliografia.