terça-feira, 23 de abril de 2019

Eu sou Dinamite!



Eu sou Dinamite! é a biografia do poeta-filósofo Friedrich Nietzsche, pela mão da historiadora da arte, romancista e biógrafa premiada Sue Prideaux.

Esta biografia é destruidora de mitos. A autora mostra-nos que Nietzsche, habitualmente visto como ameaçador, é afinal um homem brilhante, excêntrico e profundamente perturbado, ao mesmo tempo que clarifica acontecimentos e pessoas que moldaram a sua vida e o seu pensamento.

Segundo a crítica internacional, esta é “uma narrativa de grande qualidade, por vezes extremamente comovente”.  Partindo da educação calma e devotamente cristã de Friedrich Nietzsche, ensombrada pela morte misteriosa do pai, passando pelo filosofar solitário nas altas montanhas, até ao horror e pathos da descida final à loucura, Sue Prideaux explora a vida intelectual, emocional e espiritual do filósofo com discernimento e sensibilidade.

A obra está repleta de retratos inesquecíveis das pessoas que foram importantes para ele, como a sua irmã Elisabeth, cegamente nacionalista e antissemita, que o traiu manipulando os seus textos e pondo-os nas mãos dos nazis para serem alvo de abusos sem fim.

Morten Høi Jensen, do The Los Angeles Review of Books:
«Magistral [...]. O que distingue esta biografia de Nietzsche das publicadas anteriormente é a sua intimidade vibrante. Trocando o rigor filosófico pela presença humana, aproxima-nos mais de Nietzsche do que todas as que a precederam.»

Pvp: €24,40