quinta-feira, 9 de maio de 2019

Estreias de cinema de 9 de Maio de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Pokémon: Detective Pikachu

Na cidade futurista de Ryme City, seres humanos convivem pacificamente com pokémons. Quando o detective Harry Goodman desaparece sem explicação, o seu filho Tim decide investigar por conta própria. É então que se depara com um aliado inesperado: Pikachu, um pequeno pokémon amarelo com ambições de detective que, ao contrário de todos os outros, consegue fazer-se entender pelo jovem Tim. Juntos, vão encontrar as pistas que faltavam para desvendar o mistério. No decorrer da investigação, deparam-se com uma conspiração de largas proporções que ameaça pôr em causa as relações amigáveis entre humanos e pokémons.
Inspirado nos desenhos animados japoneses que fizeram furor no final da década de 1990, um filme que combina imagem real e animação, realizado por Rob Letterman ("Goosebumps: Arrepios", "Monstros Vs. Aliens"). Com Ryan Reynolds a dar voz à personagem animada de Pikachu, o filme conta também com as prestações de Justice Smith, Kathryn Newton, Suki Waterhouse, Omar Chaparro, Chris Geere, Ken Watanabe e Bill Nighy. 



Vida por Vida

Bombeiro desde os 18 anos de idade, Franck Pasquier sente-se verdadeiramente realizado a ajudar quem precisa. A corporação de bombeiros de Paris, onde trabalha, é tão parte da sua família quanto a sua mulher e filha pequena. Um dia, durante um incêndio de grandes proporções, é apanhado no fogo e ferido com gravidade. Internado nos cuidados intensivos da unidade de queimados, vai recuperando a pouco e pouco. Mas Franck sabe que, para superar o desafio e regressar à vida que tinha antes, vai ter de ir buscar toda a coragem e capacidade de superação que sempre usou para salvar os outros…
Um drama sobre amor e heroísmo realizado por Frédéric Tellier, com a participação dos actores Pierre Niney, Anaïs Demoustier, Vincent Rottiers, Chloé Stefani e Sami Bouajila, entre outros. 



Hotel Império

Maria, de origem portuguesa, viveu toda a vida no Hotel Império, um lugar outrora famoso, situado numa zona nobre de Macau. Apesar das dificuldades em manter o espaço, tenta não ceder às constantes pressões dos especuladores imobiliários para vender o edifício. Mas, quando o filho da co-proprietária do hotel regressa a Macau depois de duas décadas de ausência, a situação de Maria complica-se ainda mais.
Estreado no Festival de Cinema de Pingyao (China), um drama realizado pelo português Ivo M. Ferreira ("Cartas da Guerra"), segundo um argumento seu e de Edgar Medina. O elenco inclui Margarida Vila-Nova, Rhydian Vaughan, Kwok-Leung Gan, Cândido Ferreira e Tiago Aldeia, entre outros.