quinta-feira, 4 de junho de 2015

Estreias de cinema de 4 de Junho de 2015

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Spy

A trabalhar para a CIA há já vários anos como analista, Susan Cooper é aquele tipo de pessoa que permanece no anonimato enquanto outros recebem os créditos pelas missões bem-sucedidas. Insegura e introvertida, sente que, apesar de todo o trabalho meritório que foi desenvolvendo ao longo dos anos, a sua vida faz pouco sentido. Quando, precisamente a meio de uma missão importantíssima, a identidade dos agentes no terreno é comprometida, ela voluntaria-se para se infiltrar no perigoso mundo do tráfico de armas. E é assim que alguém que sempre se viu escondida – e protegida – atrás do seu computador se vê obrigada a enfrentar os maiores desafios da sua vida… 
Uma comédia de acção com argumento e realização de Paul Feig ("A Melhor Despedida de Solteira", "Armadas e Perigosas"), que conta com as interpretações de Melissa McCarthy, Jude Law, Rose Byrne, Jason Statham e 50 Cent, entre outros. 



Mulher de Ouro

Passaram-se quase seis décadas desde que Maria Altmann (Helen Mirren), de origem judia, foi obrigada a sair de Viena (Áustria) para escapar à invasão nazi. Agora, decidida a recuperar o "Retrato de Adele Bloch-Bauer I", o famoso quadro de Gustav Klimt que foi confiscado à sua família pelo exército alemão, ela deixa Los Angeles (EUA) e regressa, pela primeira vez, à cidade onde nasceu. Para a ajudar na longa batalha judicial que a espera – e que vai implicar um confronto com o Estado austríaco e o Supremo Tribunal dos EUA –, apenas poderá contar com Randol Schoenberg (Ryan Reynolds), um jovem advogado corajoso mas com pouca experiência.
Com realização de Simon Curtis ("A Minha Semana Com Marilyn") e argumento de Alexi Kaye Campbell, inspira-se na verdadeira história de Maria Altmann (1916-2011) e na sua longa luta para recuperar o património perdido durante a Segunda Grande Guerra.



A Criança n.º 44

União Soviética, início da década de 1950. Durante o governo de Estaline, Leo Demidov subiu na hierarquia do KGB até se transformar num dos mais respeitados agentes de investigação de dissidentes. Quando a sua mulher é inesperadamente envolvida num caso de conspiração, ele é forçado a investigá-la. Mas quando se recusa a denunciar a esposa, os seus superiores obrigam-no a abandonar Moscovo e reiniciar a vida na cidade industrial de Volsk. É então que Leo e a mulher decidem ajudar o General Mikhail Nesterov a investigar o caso de uma criança assassinada perto das linhas de caminho-de-ferro. Com o avançar da pesquisa, eles vão deparar-se com factos chocantes que vão muito além de simples coincidências: mais de meia centena de "acidentes" relacionados com crianças em circunstâncias muito parecidas...
Com produção de Ridley Scott e realização de Daniel Espinosa ("Detenção de Risco"), um "thriller" de época que se baseia no primeiro tomo da trilogia escrita pelo britânico Tom Rob Smith (e sua obra de estreia). Publicado em 2008, este romance inspira-se na história verídica de Andrei Chikatilo, um assassino em série dado como responsável pela morte e canibalismo de mais de 50 pessoas, na sua maioria crianças. Além de destacar o problema da criminalidade da era soviética, num Estado onde "não há crime", a obra debate diversos problemas sociais da época. O elenco conta com Tom Hardy, Gary Oldman, Noomi Rapace, Joel Kinnaman, Paddy Considine, Jason Clarke e Vincent Cassel.