terça-feira, 16 de junho de 2015

HÁ FESTA no Festival das Artes - 16 a 28 de Julho - Quinta das Lágrimas, Coimbra


Um dos eventos culturais mais marcantes da cidade de Coimbra, o Festival das Artes apresenta a sua 7ª edição, entre 16 e 28 de Julho, com o tema “A Festa”. A conferência de imprensa é já na próxima terça 23, às 12h, no Hotel Quinta das Lágrimas.
Mantendo como espaço principal da sua programação o Anfiteatro Colina de Camões, localizado nos jardins da Quinta das Lágrimas, o Festival ocupa vários espaços da cidade, desde o Edifício Chiado, ao Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, ao Museu Nacional Machado de Castro, à Casa da Escrita, e ao próprio Mondego a bordo do barco Basófias.

Como afirmou o Presidente da Direcção do Festival, José Miguel Júdice, no encerramento da última edição em 2014, “o Festival das Artes nasceu em 2009, quando a crise económica, financeira e psicológica se abateu sobre Portugal e os portugueses. Têm sido anos de privações, sofrimento e pessimismo. A Arte não é uma panaceia nem faz milagres. Mas pode ajudar a que nos sintamos melhores, mais alegres e mais optimistas sobre o futuro. Essa a nossa aposta para 2015 e por isso dizemos que PARA O ANO HÁ FESTA”.

Com uma original programação e um envolvimento maior do público que, mais do que espectador, será também por vezes co-autor, a  Festa vai trazer a Coimbra e à Região Centro momentos de pura diversão, cultura e alegria, ao  longo de 13 dias consecutivos.

A conferência de imprensa para apresentação do programa vai realizar-se a 23 de Junho, pelas 12:00, no Hotel Quinta das Lágrimas, com a presença de José Miguel Júdice, Presidente da direcção do Festival, Carina Gomes em representação da Câmara Municipal de Coimbra, e Celeste Amaro, na qualidade de Directora  Regional de Cultura do Centro.

O Festival das Artes é uma iniciativa da Fundação Inês de Castro. Em 2015, na sua 7ª edição, o Festival das Artes foi escolhido pela Comissão Europeia para integrar a rede Europe for Festivals Festivals for Europe, que promove a visibilidade e o intercâmbio de experiências entre festivais de arte de toda a Europa.