terça-feira, 23 de junho de 2015

A Face das Letras


Palavras à flor da pele é o que os visitantes do studioteambox poderão encontrar em Julho,  numa exposição que reúne alguns dos melhores trabalhos gráficos de Rafaela Garcez

Qualquer leitor sabe, por experiência própria, que as palavras se traduzem automaticamente em imagens na nossa imaginação. E que essas imagens têm uma carga emocional que é pessoal e, até certo ponto, intransmissível. Torná-la o mais transmissível possível parece ter sido a intenção de Rafaela Garcez no conjunto de trabalhos reunidos sob o título A face das letras, ao adoptar um processo que, de certa forma, se pode classificar como ilustração. O que estas obras têm de cativante é que parecem elas próprias documentar esse processo interpretativo: não só por o referente – excertos e poemas seleccionados – ser parte integrante da composição gráfica, mas também por o ser de uma forma tão imprescindível. Usando o corpo feminino como motivo central e recorrendo à fotografia e à aposição de elementos escritos, Rafaela Garcez leva-nos numa viagem ao interior da sua mente para nos mostrar o momento em que as letras se transformam em imagens.

Nascida na Madeira e com infância vivida em Maputo, Rafaela Garcez desde cedo teve oportunidade para se adaptar a diferentes culturas e atmosferas, o que lhe permitiu absorver diferentes formas de ver o mundo. Dotada de uma apetência criativa que pretendeu cultivar, desenvolveu estudos em Lisboa e completou a licenciatura em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica desta cidade. Posteriormente ingressou no IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa), onde desenvolveu a sua tese de mestrado. Durante este período teve a oportunidade de ingressar num estágio profissional no Brasil, na qualidade de designer editorial (Time Out São Paulo).

Inauguração: 9 de julho 2015 pelas 19h30

A exposição decorre no studioteambox de 9 a 23 de Julho 2015. De domingo a quinta-feira, das 15h às 19h.

Entrada gratuita.