Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Mundo Jurássico
Em 1993, milhões de espectadores em todo o mundo ficaram de respiração suspensa perante as imagens de uma ilha repleta de dinossauros. No filme, as criaturas tinham sido resgatadas da extinção através da clonagem, graças à mente visionária do multimilionário John Hammond (Richard Attenborough). O objectivo era oferecer um parque onde pessoas de todas as idades pudessem observar estes extraordinários animais no seu "habitat" natural. Mas, quando o sistema de segurança falhou, os testes ao parque temático transformaram-se num pesadelo sem precedentes. Alguns anos passados sobre este terrível incidente, a ilha foi transformada no "Mundo Jurássico", um parque tal como antes fora imaginado por Hammond. Mas, depois de dez anos de actividade, o sucesso do parque foi decrescendo e hoje o seu futuro é incerto. De forma a atrair novos visitantes, é criada uma nova criatura híbrida que promete surpreender. Contudo, o resultado é uma criatura altamente inteligente e adaptada, cujos instintos assassinos vão colocar milhares de pessoas em perigo…
Quarta aventura da saga "Parque Jurássico" (baseada nos livros do escritor Michael Crichton), "Mundo Jurássico" conta com a realização de Colin Trevorrow e produção de Steven Spielberg (que dirigiu os dois primeiros filmes, "Parque Jurássico" e "Mundo Perdido"). O elenco conta com Chris Pratt, Judy Greer, Ty Simpkins, Vincent D'Onofrio e Omar Sy, entre outros.
Enquanto Somos Jovens
Josh e Cornelia Srebnick são um casal nova-iorquino a viver um momento delicado. Sem filhos e já na casa dos 40, ambos se dão conta de que algo falta nas suas vidas. É nesse momento que conhecem Jamie e Darby, um casal de namorados com pouco mais de 20 anos que, ao contrário deles próprios, vivem tudo de um modo apaixonado. Encantado com a forma de estar daquelas duas pessoas tão diferentes de si, Josh sente que eles são a representação de tudo o que ele sempre quis ser. De um momento para o outro, os Srebnick deixam de se encontrar com amigos de longa data e fazer tudo o que sempre fizeram para se dedicarem a estes jovens "hipsters". Mas será que, com 20 anos a separá-los, a amizade entre os quatro pode ir além de um encontro fortuito entre um jovem casal inexperiente e um outro que apenas se sente frustrado com o resultado das suas vidas?
Com realização e argumento de Noah Baumbach ("A Lula e a Baleia", "Greenberg"), uma comédia dramática que conta com Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver e Amanda Seyfried nos principais papéis.
Uma Equipa de Sonho
Patrick Orbéra foi, nos tempos áureos da sua juventude, uma lenda do futebol. Agora, com 50 anos feitos, encontra-se sem família nem dinheiro, e com um sério problema com a bebida. Motivado pela possibilidade de refazer a sua vida, aceita treinar uma equipa de futebol numa pequena ilha da Bretanha (França). Tendo em conta a sua experiência profissional, parece-lhe ser a única oportunidade de emprego viável. O objectivo é fazer a equipa vencer três jogos consecutivos e, desse modo, arrecadar dinheiro suficiente para salvar a fábrica de conservas da vila que dá emprego a metade da população mas que está já em processo de liquidação judicial. Ao contrário do que poderia imaginar, Patrick depara-se com uma situação de contornos aterradores, pois a "equipa" que lhe calhou em sorte não é mais do que um pequeno grupo de pescadores locais. É então que, num rasgo de genialidade, se lembra de contactar os seus ex-companheiros de equipa. O problema surge quando se apercebe de um facto profundamente deprimente: ele não foi o único a sentir na pele o verdadeiro significado de fracasso…
Uma comédia realizada por Olivier Dahan ("La Vie en Rose", "A Minha Canção de Amor", "Grace de Mónaco"), com um elenco formado por José Garcia, Jean-Pierre Marielle, Franck Dubosc, Omar Sy, Gad Elmaleh, Joey Starr e Ramzy Bedia, entre outros.