sexta-feira, 26 de junho de 2015

Caixa Alfama '15 - Ana Moura, Filipa Cardoso, Diogo Rocha


Chegámos esta semana ao Verão, sinal de que faltam menos de três meses para a 3ª edição do Caixa Alfama. E o calor do solstício trouxe mais três grandes nomes a juntar ao elenco: Ana Moura, Filipa Cardoso e Diogo Rocha.


Ana Moura dispensa apresentações. Conhecida e aclamada em Portugal e pelo Mundo, é uma das maiores e mais incríveis embaixadoras do Fado dentro e fora de portas. Nas edições discográficas estreou-se há pouco mais de uma década e temas como “Búzios” ou “Leva-me aos Fados” atiram a fadista para um sucesso de clamoroso tamanho, acabando por cantar com ícones da pop mundial como os Rolling Stones, Prince, Gilberto Gil e outros. Com o último “Desfado”, juntou a tradição com a contemporaneidade, confirmando Ana Moura como uma Fadista absolutamente singular.

Filipa Cardoso cantou em público, pela primeira vez, aos 10 anos de idade. Com 15 anos é ouvida em Alfama, na casa típica “Taverna do Embuçado”, onde passou a ser presença diária, tal como na “Taverna d´El Rey”. Em 2004 vence a Grande Noite do Fado, passando a ser presença notada em casas de Fado de referência do país como Arcadas do Faia, Café Luso, Marquês da Sé ou Clube de Fado, tendo ficado como Fadista no elenco privativo do Sr. Vinho, da Fadista Maria da Fé. Em 2005 estreia-se com “Fragmento do Fado” e em 2009 lança o seu segundo álbum “Cumprir Seu Fado”, com produção de Jorge Fernando e participação de Argentina Santos no tema "Fado da Herança".

Diogo Rocha tem 31 anos e é conhecido pela garra e dedicação com que canta o Fado. Com apenas 12 anos de idade concorreu à Grande Noite de Fado no Coliseu dos Recreios, voltando no Porto, quatro anos depois, na categoria de sénior, a conquistar o primeiro prémio. Com espectáculos pelo mundo fora, actualmente é voz residente na casa de Fado, Boteco da Fá, em Alfama.