terça-feira, 30 de junho de 2015

Festival de Música de Mafra


Deixe-se encantar pela simbiose de sons e espaços, num equilíbrio musical nunca explorado...! Concertos de música erudita em diferentes localidades do Concelho de Mafra… Porque Mafra é Música!

A incant’arte - núcleo de produção e gestão de eventos da cultur’canto associação cultural e a Câmara
Municipal de Mafra co-organizam o projecto in’Cantate - Festival de Música de Mafra, no âmbito do
programa incant’arte 2015. O in’Cantate é um festival de verão dedicado à interpretação da música erudita, vocal e instrumental, que visa explorar a combinação de dois elementos essenciais: som e espaço. Ao interligar estes elementos, produz um conceito de experiência distinto ao associar a música à riqueza acústica dos espaços histórico naturais do Concelho de Mafra. Através de múltiplas formas de expressão musical, o in’Cantate pretende proporcionar uma experiência musical autêntica dirigida a toda a comunidade, de forma gratuita, e tornar-se referência musical em Mafra, possibilitando o acesso à musica de qualidade feita por artistas e grupos consagrados. A primeira edição do festival destaca a interpretação da música vocal, a capella ou acompanhada ao piano.
Tem como principais objectivos, a valorização cultural de Mafra, ao dinamizar diversos espaços histórico naturais do património concelhio por meio da prática musical de qualidade; apostar na diversidade musical e no intercâmbio de ideias e experiências entre artistas e intérpretes; e fundar uma plataforma de contactos relevante dedicada ao desenvolvimento coletivo da música erudita em Portugal, posicionando-se como referência musical do género.

A primeira edição do in’Cantate integra um programa musical abrangente e diversificado, dando destaque a várias épocas da história da música ocidental, incluindo obras do cancioneiro tradicional de Portugal e do mundo. Serão três concertos a realizar nos dias 3, 4 e 5 de Julho nas localidades da Malveira, Ericeira e Mafra. Cada concerto é composto pela actuação de três grupos vocais procedentes de Mafra, Lisboa, Queluz, Setúbal e Linda-a-Velha. Em três dias, irão actuar mais de 270 cantores, num total de nove grupos convidados. No concerto de encerramento do festival, em Mafra, haverá uma grande actuação conjunta com todos os cantores que participaram no evento, um momento que será certamente único, de singular beleza e significado musical…

Absolutamente a não perder!