quinta-feira, 18 de junho de 2015

Alpine celebra 60 anos com a revelação do novo show-car Alpine Célébration


O novo show-car Alpine Célébration comemora o 60.º aniversário da marca fundada por Jean Rédélé, associando-se ao lendário acontecimento das 24 Horas de Le Mans. 
Com mais de 250 000 espectadores, vindos de todo o mundo, as 24 Horas de Le Mans são o maior evento da competição automóvel. As televisões de 190 países levam-na a mais de 800 milhões de telespectadores, numa comunhão partilhada por 3 milhões de visitantes do website oficial e muitos mais através das redes sociais.



É por este motivo que o presente proposto pela Alpine é perfeito para o acontecimento. Inspirado no universo Alpine, cujas origens estão na competição, o Alpine Célébration assume os traços de um coupé de dois lugares, de linhas simples e refinadas, realçadas pelo azul intenso da carroçaria. Este azul iluminado por apontamentos cor de laranja marca, desde 2013, o regresso triunfante da Alpine às provas de resistência. Esta configuração invoca, originalmente, a dos primeiros bólides da Alpine nas 24 Horas de Le Mans. Entre 1963 e 1969, os M63, M64, M65, A210, A220 - e mesmo o A110 – defenderam, com brio, as cores francesas na pista.
O Alpine Célébration faz reviver os atributos intemporais do estilo Alpine. Silhueta baixa, capô inclinado e nervurado, flancos salientes, óculo traseiro característico: não faltam referências explícitas ao A110 e aos automóveis que marcaram a saga da Alpine.
Elegante, apesar da frugalidade e da sobriedade impostas pela procura de eficácia, o show-car Alpine Célébration diz muito sobre a genética da Alpine.


Os pormenores em carbono realçam os elementos mais técnicos da carroçaria, como o spoiler, as embaladeiras laterais, o difusor, as entradas de ar traseiras e os retrovisores exteriores.
A posição das duplas ópticas com máscara e os faróis redondos centrais com uma cruz preta invocam, junto dos adeptos, as fitas adesivas que eram antigamente aplicadas sobre os faróis dos veículos de competição para preservar a sua integridade no caso de se partirem.
O design das jantes invoca as utilizadas pelos A110 e A310 nos anos setenta e revela as dimensões dos discos e dos estribos de travão cor de laranja.
A traseira dispõe de entradas de ar nas custódias, com o objectivo de melhorar a refrigeração do motor. A tampa do compartimento do motor, visível através do óculo, confirma a posição central traseira do motor. A face traseira caracteriza-se pela dimensão do difusor, que integra uma luz central e é enquadrado pelas duas saídas de escape redondas, em aço inoxidável escovado.
O show-car Alpine Célébration deixa adivinhar, na pista, a agilidade e a leveza que proporcionam sensações únicas e desempenhos de excepção.
Nesta fase, o Alpine Célébration oferece elementos de resposta a uma questão que apaixona todos os adeptos de automóveis desportivos: "o segredo do sucesso de um automóvel desportivo de condução apaixonante e eficaz não está na precisão da sua concepção e na simplicidade das suas soluções técnicas?"