quarta-feira, 24 de junho de 2015

Assim é Julho no Goethe-Institut


A música e a palavra em Julho, no Goethe-Institut Lisboa

De 1 a dia 16 de Julho, o Jazz im Goethe-Garten (JiGG),  regressa ao jardim do Goethe-Institut para a sua 11ª edição. Este ano, o festival que celebra o jazz europeu apresenta oito concertos. O músico espanhol Agustí Fernández, o trio português Albatre, o projecto Arcanum, os quartetos No Metal In This Battle, radio.string.quartet.vienna e o quarteto alemão KUU, que fará o encerramento do festival, serão alguns dos nomes do festival, cuja direcção artística é de Rui Neves.

A segunda edição do Festival Internacional de Música de Marvão, que se realiza entre 24 de Julho e 2 de Agosto, acolhe a Orquestra de Câmara de Colónia. No dia 2 de Agosto a Orquestra apresenta-se em concerto missal às 10h no Convento Nª. Srª. da Estrela e às 18h30, no Pátio do Castelo de Marvão, irá fazer o concerto de encerramento deste certame. O cartaz deste festival é composto por uma série de concertos orquestrais e de câmara, contando com mais de 30 eventos, numa vila de características únicas.

Ainda no mês de Julho, realiza-se o World Slam Lisboa, um evento anual em torno da palavra dita, integrado no Festival do Silêncio, que pretende constituir-se como uma mostra internacional de poesia, spoken word e poetry slam. Foram convidados para esta segunda edição os poetas alemães Theresa Hahl e Alex Burkhard, o norte-americano Richard Zénith e os portugueses Fernando Pinto do Amaral e Raquel Lima.

No 32º Festival de Almada é apresentado nos dias 13 e 14 Julho, às 21h30 e 19h30, respectivamente, "A Menina Júlia" (Fräulein Julie), um espetáculo a partir dos textos de August Strindberg, com encenação de Katie Mitchell e Leo Warner. O jornal alemão Der Tagespiegel considerou esta produção da companhia Schaubühne “uma peça de teatro, que acaba por revelar- se um filme, que decorre num estúdio de som e que foi coreografada com uma delicadeza extrema”. Com "A menina Júlia" a encenadora Katie Mitchell traz pela primeira vez a Portugal a sua técnica dramatúrgica híbrida, entre o teatro e o cinema.