segunda-feira, 22 de junho de 2015

Los Torreznos, João Onofre e Verão no Mini-Hangar


Os espanhóis Los Torreznos, que representaram Espanha na 52ª Bienal de Veneza, em 2007, vão apresentar no Hangar - Centro de Investigação Artística a performance "Las Posiciones", dia 26 Junho, às 21h. Esta performance, com entrada livre, é apresentada no contexto da exposição "Princípio Tautológico", que termina no próximo dia 27 de Junho e que teve a curadoria de Bruno Leitão.

No próximo dia 3 de Julho, às 22h, inaugura na galeria do Hangar uma exposição individual do artista português João Onofre, que resulta de um projecto inédito em Lisboa. Esta é a primeira exposição a integrar uma série de eventos e conversas públicas com artistas e agentes do meio artístico nacional, no âmbito de uma investigação alargada sobre a Arte Portuguesa desde 1974 até à actualidade. Far-se-á o mapeamento de práticas artísticas desde 1974 até aos dias de hoje, começando por projectos ligados à Imagem Projectada.

Sob a concepção e orientação de Ana de Almeida e Mariana Ramos, o Mini-Hangar apresenta até ao fim do Verão vários workshops de ocupação dos tempos livres nas áreas da animação, artes plásticas, arte ambiental, fotografia, vídeo, escrita criativa e arquitectura: Viagens Imaginárias Pelo Mundo (29 de Junho a 3 de Julho), Fabulário (6 de Julho a 10 de Julho), Museu de História Natural de Biologia Inventada (13 de Julho a 17 de Julho), Criações Irrequietas (20 de Julho a 24 de Julho) e Jogos Reflectores de Luz (27 de Julho a 31 de Julho). Estes ateliers são dirigidos a crianças entre os 5 e os 9 anos. Mais informações aqui.


Sobre Los Torreznos

Los Torreznos (Rafael La Mata, 1959 Valência e Jaime Vallaure, 1965, Astúrias) auto intitulam-se como "uma ferramenta de comunicação sobre o social, o político e os costumes mais arraigados". Trabalham entre as áreas da acção, performance e teatro contemporâneo, partindo do quotidiano e recorrendo à encenação e à linguagem, oral e corporal, para criarem cruzamentos entre alta e baixa cultura e para encontrarem pontos de confluência. O nome Los Torreznos faz alusão a algo de muito simples, uma comida simples "e agradável" mas que "deixa um forte sabor na garganta e no estômago".