segunda-feira, 29 de junho de 2015

Saúde & Preconceito - Mitos, falácias e enganos


A espiral de gastos com saúde é controlável? Os hospitais públicos estão condenados à ineficiência? A privatização da oferta é a solução para a crise? Ambicionar um SNS geral e universal é um sonho ou um pesadelo?

Em Saúde&Preconceito - Mitos, falácias e enganos, editado por Livros Horizonte, o autor conduz o leitor numa visita guiada a um conjunto de falácias e inverdades sobre a saúde que tendem a assumir-se como senso comum. Elas são aqui pacientemente desmontadas e escalpelizadas, permitindo ao leitor formar convicções próprias e sustentar as suas escolhas.
Um livro em linguagem acessível, fluente mas rigorosa, que é um guia indispensável para profissionais de saúde, políticos, jornalistas e todos os interessados em entender as diferentes opções que se colocam e perceber os sacrifícios que necessariamente encerram.
Uma obra essencial para compreender a organização do sistema de cuidados de saúde, escrita por uma das personalidades mais idóneas e respeitadas deste sector.

António F. Correia de Campos nasceu em Torredeita, Viseu, em 1942, no seio de uma família de professores, o que moldou toda a sua vida profissional. Funcionário, académico, gestor e político, foi dirigente do Ministério da Saúde e seguiu a carreira docente na Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, sendo professor catedrático reformado. Trabalhou na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e no Banco Mundial, tendo presidido ao INA. Foi por duas vezes secretário de Estado e presidiu à Comissão do Livro Branco da Segurança Social. Foi ministro da Saúde do segundo governo de António Guterres e do primeiro de José Sócrates. Foi deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu. Escreveu centenas de artigos e diversos livros sobre política, administração e economia da Saúde e da Segurança Social.

O lançamento em Lisboa acontece no próximo dia 7 de Julho, pelas 18h30 na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. A obra será apresentada por Isabel Vaz e Maria do Céu Machado.
A sessão de apresentação no Porto irá decorrer no dia 6 de Julho, pelas 18h30 na Aula Magna do Hospital de São João - Faculdade de Medicina do Porto, onde o livro será apresentado pelos Professores Fernando Teixeira Santos e Luís Valente Oliveira.
Está agendada ainda uma apresentação do livro em Coimbra, por Ana Almeida Santos e Marta Temido, no próximo dia 9 de Julho, às 18h30 no Café Santa Cruz.