segunda-feira, 15 de junho de 2015

Siemens no facebook à procura de talento


A Siemens Portugal acaba de lançar na sua página oficial do facebook a tab “Até onde queres ir? direccionada para jovens estudantes utilizadores desta rede social, de modo a que as várias áreas de negócio da empresa atraiam e retenham os melhores recursos humanos para o desenvolvimento dos seus projectos.
Desenvolvida no âmbito das iniciativas de “Employer Branding” da Siemens, o objectivo desta nova área é abrir um canal de diálogo entre a empresa e os mais jovens, onde estarão reunidas todas as informações úteis sobre as actividades da Siemens ao nível do recrutamento, bem como iniciativas promovidas com instituições de ensino, como o novo Mestrado Executivo: Management with Specialization in Innovation Management do INDEG, que a empresa está a promover, ou o Prémio Nova Geração 2015. Recorde-se que só 10% da comunidade da página Siemens Portugal no facebook têm idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos.
Com mais de 1 milhão de utilizadores jovens (entre os 18 e os 25 anos), o facebook é a rede social predominante em Portugal. É com base nesta realidade, e pelo facto de nesta plataforma estarem reunidos 340.000 jovens com interesse em informação relacionada com desenvolvimento de carreira, que foi desenvolvida a tab “Até onde queres ir?”, que pretende dinamizar e promover a empresa enquanto Employer of Choice no facebook.

No âmbito desta estratégia, e com o intuito de captar o interesse dos jovens talentos nacionais, foram criadas várias publicações sobre oportunidades de carreira e projectos/actividades desenvolvidas em conjunto com várias instituições de ensino. Numa semana, foram feitas três destas publicações que chegaram a mais de 8.000 pessoas. Este comportamento e interesse no tema por parte dos seguidores da empresa no facebook vem provar não só que esta é uma plataforma de excelência na comunicação com os mais jovens mas também justifica o porquê da Siemens Portugal ser considerada uma das melhores empresas para trabalhar, tendo sido reconhecida recentemente como a que melhor gere os seus talentos.
Siemens no Top 20 do ranking das empresas mais atractivas para os jovens portugueses É ainda de referir que um estudo recente da autoria da Spark Agency, em colaboração com a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, que envolveu cerca de 2500 jovens de 15 universidades, colocou a Siemens no 4.º lugar no top 10 das Empresas com Employer Branding mais forte da área Tecnológica, à frente da Galp Energia, da Volkswagen ou da Apple, e no Top 20 das empresas mais atractivas para os jovens portugueses entre 243 organizações nacionais, à frente da BMW, Banco de Portugal e Caixa Geral de Depósitos.
Estes prémios e estatísticas provam que a Siemens está no mindset dos jovens portugueses enquanto empresa de excelência e referência enquanto empregadora e que o lançamento desta nova ferramenta de diálogo e interacção com potenciais colaboradores é mais um passo no sentido de captar e reter o talento nacional mas também de dar-lhe a oportunidade de crescer além fronteiras e trazer para o País o know-how adquirido noutras realidades laborais